Centenas de pessoas saíram ontem à rua para celebrar o São João em Santa Cruz/Trindade e Sanjurge, numa noite onde não faltaram as típicas sardinhas assadas e o porco no espeto, acompanhados pela animação do grupo Musical Norte e o cheiro a manjericos.
O presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz/Trindade e Sanjurge, José António Carreira, explicou que uma das suas preocupações prende-se com a criação de eventos que “chamem as pessoas à rua para conviver e confraternizar”, sobretudo depois destes dois anos de interregno devido à pandemia.
Em noite de São João era visível a alegria e a boa disposição das pessoas que aproveitaram para saborear os petiscos presentes e para dar um pezinho de dança, nesta que foi a segunda edição do evento.
“Estivemos nas Marchas Populares, agora estamos aqui e no domingo vou dar uma pequena festa em Sanjurge para um grupo excursionista que vem de Lisboa. Nós gostamos de receber bem todas as pessoas que visitam a nossa freguesia”, disse José António Carreira, adiantando que o grupo lisboeta terá a oportunidade de visitar alguns dos principais monumentos da terra.
Sobre a noite de São João, o mesmo responsável adiantou que é seu desejo criar uma comissão para organizar iniciativas não só a propósito dos santos populares, como também de outras como é o caso da festa do 3 de maio, um evento que foi recuperado há três anos mas que não era realizado há 40 anos.
José António Carreira revela que aquilo que mais gosta é de ver as pessoas da sua freguesia felizes e por isso acredita que estes momentos ajudam a trazer essa felicidade para as suas gentes.
Dinamizar e organizar
Quanto às sardinhas, este dirigente não soube dizer ao certo quantos quilos foram adquiridos, mas deu uma certeza quanto à qualidade e ao sabor das mesmas: “Que estão boas, estão. E convido a provarem”. As sardinhas tinham um preço simbólico, assim como o porco no espeto no pão, este último a 1€.
Mas não só de festas que vive esta freguesia. José António Carreira lembrou que a qualidade das infraestruturas e das vias é também outra das suas preocupações, assim como a limpeza e a organização da freguesia.
“Temos de criar maneiras, por exemplo, de não ficar um colchão todo o fim de semana sem ser recolhido junto ao lixo. É essa a minha preocupação. Eu sou um chato, eu aborreço as entidades todas para recolher o lixo atempadamente na minha freguesia. Essa é também a minha função”, rematou o dirigente.
O arraial em Santa Cruz/Trindade e Sanjurge contou com o apoio da Câmara de Chaves e em noite de festa estiveram presentes os vereadores Nuno Coelho Chaves e Paula Chaves, assim como o vice-presidente da autarquia Francisco Melo.
Festa mantém brincadeira de “roubar” manjericos
Lembrando a tradição, o número dois do município revelou que esta festa já é promovida há mais de 20 anos naquela freguesia, e que até tem um nicho religioso dedicado a este santo popular.
“No nosso concelho é das freguesias que tem mais enraizada a comemoração do São João”, salientou.
No local, numa das barraquinhas foram colocadas várias dezenas de manjericos para “serem levados” pelas pessoas que se aventuravam a “roubá-los” perante o olhar atento de “vigilantes”. Esta é uma das “brincadeiras de São João” que a freguesia e a autarquia querem manter para dar ainda mais ânimo à festa popular de Santa Cruz/Trindade e Sanjurge.
A noite de folia terminou com o espetáculo de fogo-de-artifício. Para o ano o São João promete regressar à Rua Joaquim Mazarém, em frente ao Centro Escolar.















Presidente da Junta de Freguesia de Santa Cruz/Trindade e Sanjurge, José António Carreira.



















