“Atividades Práticas e Laboratoriais – Aquisição e tratamento de dados com a calculadora gráfica” é o nome do manual que Jorge Teixeira, professor de Física e Química, e Margarida Dias, school coordinator da Casio Portugal, desenvolveram para explicar “passo-a-passo” aos docentes como devem realizar as atividades práticas nas salas de aula tendo por base a utilização da calculadora gráfica.
O professor do Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins, Jorge Teixeira, explicou que o manual, composto por mais de duas dezenas de atividades, é a síntese de um “trabalho de pesquisa” e de aperfeiçoamento da aplicação desenvolvida para calculadoras gráficas da Casio.
Esta aplicação é capaz de recolher e tratar os dados dos sensores utilizados nas atividades práticas de forma rápida e eficaz, deixando aos alunos mais tempo para estudar e raciocinar sobre os dados finais obtidos.
Aqui estão incluídas “todas as atividades que são possíveis realizar com sensores e que constam do programa obrigatório de ensino do 10º. e do 11º. ano de Física e Química. Dentro dessas atividades há ainda várias opções para a realização dessas mesmas atividades”, sublinhou o docente flaviense.
O docente de Chaves acredita que com este manual de apoio os professores vão conseguir de uma forma fácil e rápida executar as tarefas: “Vamos ter muito mais tempo para explorar conclusões, comunicar resultados, ou seja, para aprender”, referiu.
Faltava uma ferramenta que desse segurança ao professor
Margarida Dias considera que a criação deste guia prático era importante porque os manuais atuais ainda não contemplam o novo procedimento das calculadoras gráficas.
“As editoras têm as atividades laboratoriais mas não têm o procedimento com as calculadoras. Este procedimento fazia com que os professores se inibissem ou tivessem receio de fazer as atividades laboratoriais, ou seja, havia uma coisa obrigatória, o livro dizia qual era o material, dava um conjunto de dados, tinha o tratamento dos dados mas não tinha como chegar àqueles dados”, esclarece Margarida Dias.
"Faltava uma ferramenta que desse segurança ao professor para fazer as atividades laboratoriais”, acrescenta.
Foram editados 500 exemplares que serão distribuídos, de forma gratuita, por todas as escolas do país. Futuramente o objetivo passa por fazer o lançamento do mesmo nas plataformas digitais. O projeto será ainda apresentado ao Ministério da Educação.
“Atividades Práticas e Laboratoriais – Aquisição e tratamento de dados com a calculadora gráfica” é patrocinado pela Casio. Presente no lançamento do livro, o diretor da Casio Portugal, Hamilton Queirós, revelou que o projeto se insere na componente social defendida pela empresa.

Este responsável revelou ainda que o feedback recebido é que “mesmo uma pessoa que não esteja tão à vontade com a calculadora ou com o sensor, olhando para o livro passo-a-passo consegue fazer a atividade”.
“Acredito que o livro vai ser de grande utilidade para a comunidade educativa”, rematou.
O lançamento do guia prático aconteceu na Escola Dr. Júlio Martins, perante uma plateia repleta de docentes, onde marcaram presença, entre outros, o presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, e o diretor do agrupamento, Gil Alvar.


























