O atleta Nuno Monteiro começou hoje uma Ultra Maratona Solidária de 24 horas, com o apoio dos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública (BVSP), para que a pequena Mayara, que sofre de uma doença rara, continue a receber os cuidados médicos de que necessita.
A prova solidária teve início este sábado, às 13h, na ciclovia das caldas, um percurso que conta com cerca de oito quilómetros.
“O percurso pode variar, mas vai sempre até à ponte da galinheira até à ponte dos agapitos. Vai correr durante 24 horas, começou às 13h de hoje até às 13h de amanhã”, disse o comandante dos BVSP, José Carlos Silva.
A ideia partiu do próprio atleta que decidiu desafiar os BVSP, corporação que integra, para ajudar a Mayara.
“Nós demonstramos logo o nosso apoio. Estamos sobretudo a apoiar a parte logística e na organização”, referiu o comandante.
Flavienses chamados a participar
“A intenção não é correr 100 quilómetros, é o tempo que ele tem de aguentar. O ideal disto tudo é que ele tenha sempre alguém a acompanhá-lo, seja a correr, a pedalar ou a caminhar”, acrescentou.
São 24 horas a correr sem parar, a únicas paragens são para comer ou trocar de roupa.
“É uma prova em que é preciso muito sacrifício, muita força de vontade. Andar à noite principalmente sozinho é preciso muita força psicológica. Ele já tem alguma experiência em provas anteriores que realizou, mas é sempre preciso muito esforço”, constatou.
Todas as pessoas podem acompanhar a prova de Nuno Monteiro na ciclovia das caldas, até amanhã, às 13h, correndo, pedalando ou caminhando, ou simplesmente demonstrando o seu apoio a este atleta e bombeiro.
As verbas angariadas destinam-se todas à pequena Mayara, de 4 anos, para poder continuar a realizar os tratamentos médicos em Espanha.
"Temos fé e esperança que ela consiga ter alguma qualidade de vida e de alguma forma alguma autonomia"
“Toda a ajuda é necessária. Estamos abertos a todas as iniciativas que queiram fazer para a Mayara”, referiu esta tarde Maria Carvalho, mãe da Mayara, revelando que a criança já começou os tratamentos em Santiago de Compostela há cerca de uma semana e meia.
“Foi o Nuno que organizou todo o evento, todos os patrocínios. O mérito é todo dele”, agradeceu a mãe da Mayara.
Maria Carvalho contou que a Mayara está a reagir bem aos tratamentos médicos, à base de injeções neurotróficas, que estão a ser acompanhadas por outras terapias intensivas, cuidados de saúde que rondam os 50 mil euros, por ano.
“Está numa fase de adaptação, mas está a reagir bem”, sublinhou.
O pai da Mayara, Cláudio Vital, explicou que o objetivo deste tratamento passa por “potencializar as capacidades que ela ainda tem, promovendo o seu desenvolvimento. E temos fé e esperança que ela consiga ter alguma qualidade de vida e de alguma forma alguma autonomia”.
“Qualquer ganho que consigamos ter com o tratamento para nós é muito positivo. Ela tem vindo a melhorar. É preciso é entender que é um processo muito lento. As lesões dela são lesões neurológicas e que influenciam tudo o resto”, acrescentou.
Esta foi mais uma iniciativa que se junta à onda solidária que se espalhou pela cidade, depois do jogo solidário promovido pelo Grupo Desportivo de Chaves.
“As pessoas têm-se juntado. Algumas pessoas sugerem algumas iniciativas. Toda a ajuda é bem-vindo e estamos muito gratos a todos os flavienses que têm ajudado bastante”, salientou.
Prémios sorteados
À iniciativa no sábado juntaram-se os atletas do BTT Clube de Chaves e Pumba Bike Team.
“Estamos apoiar esta ação de solidariedade promovida pelo Nuno Monteiro. É uma ação fantástica e todos para ajudar a Mayara”, disse Carlos Penas.
Por isso todas as verbas angariadas são importantes. Todos os donativos podem ser entregues pessoalmente no recinto da Ultra Maratona Solidária ou através de transferência para a conta dos pais da criança flaviense (presente no cartaz da iniciativa).
Mas a solidariedade não fica por aqui. Várias empresas juntaram-se e vão oferecer prémios, que serão sorteados, pelas pessoas que decidiram apoiar esta causa através do seu donativo. Os prémios a sorteio são cortes de cabelo, vales de desconto, inscrição para o Flaviae Night Running 2023, bilhetes para o jogo do Grupo Desportivo de Chaves com o Santa Clara e refeições em restaurantes da cidade.
Todas as iniciativas podem ser acompanhadas através do Facebook e do Instagram da pequena Mayara.







