quinta-feira. 28.03.2024

Descida da temperatura, vento forte e alguma chuva são as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os próximos dias.

O IPMA prevê até domingo mudança do estado do tempo em Portugal continental, com aumento de nebulosidade, descida gradual da temperatura e vento forte no litoral oeste e nas terras altas, em especial até quarta-feira.

Segundo o instituto, poderá ocorrer precipitação fraca e dispersa em especial nas regiões Norte e Centro que poderá ser em forma de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, caindo com mais intensidade na generalidade do território a partir de quinta-feira à tarde e sexta-feira.

“As temperaturas, em particular as máximas, deverão descer de forma acentuada até dia 22, com diferenças da ordem de 10 a 15°C em alguns locais relativamente às que se fizeram sentir no fim de semana da Páscoa. Assim, ir-se-á passar de temperaturas acima da média para valores significativamente abaixo da média”, refere o IPMA.

As temperaturas máximas não deverão ultrapassar os 12 a 15°C na generalidade do território, sendo ligeiramente superiores na costa sul do Algarve, e inferiores a 12°C no interior Norte e Centro. As temperaturas mínimas também deverão descer, com valores entre 0 e 4°C no interior Norte e Centro, onde poderá haver formação de gelo e geada.

A partir da tarde quinta-feira a precipitação deverá estender-se a todo o território, e aumentar de intensidade, com queda de neve nos pontos mais altos da serra da Estrela, descendo a cota para os 1100/1300 metros na sexta-feira, prevendo uma diminuição da intensidade e frequência da precipitação no domingo.

Chuva, vento e temperaturas baixas: IPMA alerta para mudança do tempo