quinta-feira. 28.03.2024

O distrito de Vila Real está até às 18h de sábado sob aviso amarelo por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Sob aviso amarelo, o menos grave, estão também os distritos de Bragança, Guarda, Castelo Branco, Coimbra, Leiria, Santarém, Portalegre, Lisboa, Setúbal, Évora, Beja e Faro.

Segundo o instituto, o país vai enfrentar uma terceira onda de calor a partir deste sábado, dia 20 de agosto.

Por causa disso, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou a adoção de medidas de proteção adicionais contra o calor, como o aumento de ingestão de água ou de sumos de fruta e aconselhou a população a evitar o consumo de bebidas alcoólicas, assim como a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11h e as 17h.

Numa nota divulgada no site, a DGS lembra que o IPMA prevê um aumento gradual das temperaturas nos próximos dias e aconselha a procura de ambientes frescos e arejados, ou climatizados.

O uso de roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, de chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta são outras das medidas de proteção adicionais recomendadas.

Na informação divulgada na quarta-feira, a DGS aconselha a que se evite “atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior”.

Recomenda igualmente que se escolha as horas de menor calor para viajar de carro e pede “atenção especial” aos grupos mais vulneráveis ao calor, como crianças, idosos, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.

Segundo a autoridade de saúde, os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas “devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24“.

Distrito de Vila Real sob aviso amarelo devido ao calor