
Realizaram-se, nas últimas duas semanas, no âmbito do Projeto CulturAT – Promoção Turística do Alto Tâmega através da Cultura, espetáculos na região que somaram mais de mil de espectadores.
O espetáculo “Romarias do Alto Tâmega” foi apresentado pelo Teatro Experimental Flaviense (TEF) e pela Banda Musical da Casa de Cultura Popular de Outeiro Seco, nos dias 9 e 11 de junho, em Chaves e Valpaços, respetivamente, totalizando cerca de 365 espectadores.
Ainda no dia 11 de junho, foram mais de 500 as pessoas que rumaram até ao Centro Hípico de Pedras Salgadas para assistir à apresentação da Banda Musical do Pontido intitulada de “Os Cavalos do Alto Tâmega”.
A Banda Musical da Torre de Ervededo atuou no dia 12 de junho, no Auditório do Centro Cultural de Chaves, para uma plateia de cerca de 70 pessoas, com o espetáculo intitulado de “Tradições”.
No dia 17 de junho, a Banda Municipal Flaviense “Os Pardais” atuou na Praça do Município de Ribeira de Pena, com um espetáculo sob o tema “Nascente Musical”, tendo estado presentes mais de 100 pessoas.
O projeto CulturAT é promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), em parceria com o Município de Ribeira de Pena e o Ecomuseu – Associação de Barroso, e resultou de uma candidatura apresentada ao Aviso NORTE 14-2020-25 – “Património Cultural – Programação Cultural em Rede”.
Os objetivos do projeto prendem-se com a dinamização, promoção e desenvolvimento do património cultural, enquanto instrumento de diferenciação e competitividade do território do Alto Tâmega e, simultaneamente, o apoio ao setor cultural da região.