sábado. 02.12.2023

O Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR) distinguiu os municípios de Boticas, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar com a bandeira das autarquias familiarmente responsáveis, depois de um inquérito realizado ter comprovado as boas práticas existentes nos concelhos.

O presidente da Câmara de Valpaços, Amílcar Almeida, deslocou-se ontem ao Auditório da Fundação FEFAL, em Coimbra, para receber a bandeira que aprova a distinção.

A autarquia de Valpaços tornou-se, também, oficialmente membro da Rede Europeia de Autarquias Amigas das Famílias, sendo uma oportunidade para partilhar conhecimento e informação, nomeadamente, sobre as melhores práticas em matéria de política de família a nível europeu.

Em Boticas, coube à vereadora Isabel Torres receber a bandeira, no Auditório da Fundação FEFAL.

Boticas foi umas das 76 autarquias portuguesas premiadas pelo Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis (OAFR), em 2022, com a bandeira verde com palma, pela implementação e promoção de boas práticas e políticas de apoio às famílias em áreas como maternidade e paternidade, educação e formação, habitação e urbanismo, mobilidade e transportes, cultura, desporto, lazer e tempo livre, entre outras.

Para Isabel Torres “esta distinção revela o empenho e dedicação da autarquia em promover o bem-estar social no concelho, implementando medidas que vão ao encontro das necessidades e anseios das famílias”.

De referir que o OAFR é uma iniciativa desenvolvida pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas (APFN), criada em 2008 e que tem como objetivo principal dar visibilidade às autarquias que se destacam por práticas amigas das famílias, contribuindo para que estas desenvolvam políticas transversais capazes de acolher e valorizar a família, prevenindo toda e qualquer situação de risco e vulnerabilidade.

NOTÍCIAS ALTO TÂMEGA E BARROSO | Municípios de Boticas, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar...