
Os municípios de Boticas e de Vila Pouca de Aguiar foram distinguidos com o prémio “Viver em Igualdade | Biénio 2022 – 2023”, uma iniciativa promovida pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género, no âmbito da Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação (ENIND) – Portugal + Igual.
O prémio tem como objetivo distinguir e reconhecer autarquias com boas práticas na integração da dimensão da Igualdade de Género, Cidadania e Não Discriminação, a nível interno e no âmbito do território, enquanto agentes de desenvolvimento e entidades privilegiadas para a concretização de ações e medidas que permitam a territorialização, identificação e apropriação local dos objetivos da ENIND e dos Planos Nacionais de Ação.
No total, a Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género distinguiu 25 municípios de todo o país, atribuindo ainda menções honrosas a oito municípios e uma junta de freguesia.
O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, sublinha que “esta distinção é o reconhecimento de que o município procura destacar-se pela positiva no que concerne à implementação de medidas que contribuam para a igualdade de género e de não discriminação a nível local, tornando o nosso concelho num lugar inclusivo e aprazível para se viver”.
O município de Boticas tem em prática medidas que estão referenciados no Plano Municipal para a Igualdade e a Não Discriminação (PMIND), apresentado no passado mês de junho.