quarta-feira. 28.09.2022
Em Chaves a vacinação vai ser feita no Centro de Saúde n.º2. | FOTO: Cátia Portela.
Em Chaves a vacinação vai ser feita no Centro de Saúde n.º2. | FOTO: Cátia Portela.

A campanha de vacinação contra a covid-19 e a gripe arranca amanhã em todos os concelhos do Alto Tâmega para os maiores de 80 anos de idade, anunciou hoje a diretora executiva do Agrupamento de Centros de Saúde (ACeS) de Trás-os-Montes – Alto Tâmega e Barroso.

Os primeiros a serem chamados serão os maiores de 80 anos com a primovacinação concluída (primeira e segunda doses da vacina da covid-19), com a dose de reforço administrada há mais de quatro meses e que não tenham tido covid-19 há menos de quatro meses. Paralelamente, irá também decorrer a vacinação a pessoas com mais de 80 anos com morbilidades. Depois destes, o processo vai decorrer novamente por faixas etárias, avançando à medida que se esgotem os agendamentos na faixa etária mais elevada.

A diretora executiva do ACeS Alto Tâmega e Barrosoa, Laurentina Santa, adiantou que a vacinação em Chaves será realizada de terça-feira a sábado, entre as 08h00 e as 17h00, e que no arranque da campanha da vacinação foram agendadas 360 pessoas. As vacinas vão ser administradas no Centro de Saúde n.º2.

Nos restantes concelhos do Alto Tâmega as vacinas também serão administradas nos centros de saúde locais, com a vacinação a acontecer três dias por semana em Valpaços, Montalegre e Vila Pouca de Aguiar e dois dias em Boticas e Ribeira de Pena.

Os agendamentos estão a ser realizados através do envio de SMS, pelo sistema de saúde central, em Chaves, Valpaços e Vila Pouca de Aguiar e feita pelos profissionais de saúde locais em Boticas, Montalegre e Ribeira de Pena, que contactam as pessoas.

Laurentina Santa explicou que as vacinas “devem ser dadas preferencialmente no mesmo dia” não existindo de acordo com experiências anteriores reações adversas. Contudo, os utentes podem decidir dar apenas uma das vacinas, podendo reagendar a outra.

Nesta primeira fase espera-se que sejam vacinadas com as duas vacinas perto de 6.000 pessoas em Chaves. A diretora executiva do AceS Alto Tâmega e Barroso acredita que todas as pessoas com mais de 80 anos serão vacinadas durante este mês de setembro, prevendo ainda que arranque no mesmo mês a vacinação para pessoas com idades entre os 70 e os 79 anos. Para finais de outubro, início de novembro, está prevista a vacinação dos maiores de 60 anos de idade.

Relativamente à vacina da gripe, Laurentina Santa revelou também que a adesão nos últimos dois anos tem sido “bastante grande”, depois da campanha de vacinação contra a gripe ter sido levada a todas as freguesias em 2019, permitindo sensibilizar as populações.

Refira-se que a vacinação sazonal contra a covid-19 e a gripe teve início esta quarta-feira em cerca de uma dezena de pontos de vacinação de Norte a Sul do país continental.

NOTÍCIAS ALTO TÂMEGA | Vacinação contra a covid-19 e gripe arranca amanhã no Alto Tâmega
Comentários