terça-feira. 28.06.2022
Sessão contou com a presença de mais de três dezenas de pessoas

NOTÍCIAS ALTO TÂMEGA | Chaves acolheu seminário de abertura das pós-graduações em SNC-AP e Transformação Digital

Mais de três dezenas de pessoas marcaram presença no sábado passado no seminário de abertura da 2ª edição das pós-graduações em Sistema de Normalização Contabilística para as Administrações Públicas (SNC-AP) e Transformação Digital (TD), que decorreu no auditório do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso (MACNA).

Após uma breve reunião de preparação das pós-graduações e, uma vez que será o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) a lecionar os referidos cursos, Orlando Rodrigues, presidente do IPB, abriu a sessão dando as boas-vindas aos novos alunos.

Com duplo papel nesta sessão de abertura, como representante da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Tâmega e como orador convidado, o primeiro secretário executivo Ramiro Gonçalves agradeceu a presença de todos e desejou que esta edição das pós-graduações “tenha tanto ou mais sucesso que a edição anterior”.

“Fico muito contente com a mobilização e por entenderem que só através de processos de capacitação conseguiremos melhorar o desempenho da nossa região”, disse Ramiro Gonçalves.

Enquanto orador convidado e na qualidade de professor associado com agregação na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), investigador sénior no INESC TEC Laboratório Associado e diretor executivo do AquaValor, presenteou a plateia com a sua perspetiva sobre a temática “Transformação Digital: presente e futuro”, dentro daquilo que será a pós-graduação em Transformação Digital.

A introduzir o SNC-AP, António Lameiras, chefe de divisão na Câmara de Vila Pouca de Aguiar e ex-aluno da pós-graduação em SNC-AP, fez uma breve apresentação daquele que foi o seu trabalho final do curso, intitulado “A importância da contabilidade e relato orçamental no (atual) sistema de contabilidade pública”.

Foi tempo, ainda, para uma “Reflexão sobre a organização administrativa portuguesa”, pelo orador convidado Miguel Ângelo Rodrigues, diretor do Centro de Investigação em Ciência Política (CICP) – Universidade do Minho (UM).

De realçar que o evento cumpriu todas as medidas implementadas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), no âmbito do combate à pandemia, nomeadamente, o uso obrigatório de máscara, a desinfeção das mãos à entrada e a apresentação de certificado de vacinação válido ou de teste Covid-19 negativo.

Refira-se que as presentes pós-graduações se inserem na candidatura aprovada ao Aviso NORTE-62-2018-34 – Formação para a Modernização e Capacitação da Administração Local e tem como objetivo reforçar as competências gerais e específicas dos recursos humanos das entidades da Administração Local no Alto Tâmega (CIM AT e Câmaras Municipais), e a melhoria da eficácia e eficiência dos serviços prestados à população, através do desenvolvimento de um Programa orientado para o reforço de competências profissionais tendentes à Modernização Administrativa.

NOTÍCIAS ALTO TÂMEGA | Chaves acolheu seminário de abertura das pós-graduações em...
Comentários