domingo. 04.12.2022
Empresa espanhola ganhou o concurso para sete anos

NOTÍCIAS ALTO TÂMEGA | CIMAT assina contrato de quase seis milhões de euros para transportes na região

Elementos da CIMAT e da empresa Flaviamobil após assinatura do contrato.
Elementos da CIMAT e da empresa Flaviamobil após assinatura do contrato.

Teve lugar, ao início da tarde, nas instalações da Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega (CIMAT), em Chaves, a assinatura do Contrato para Concessão do Serviço de Transporte Rodoviário de Passageiros na Região do Alto Tâmega, adjudicado à concessionária espanhola – Flaviamobil, Lda.

O contrato tem um período de vigência de 7 anos, implicando uma despesa inerente ao contrato no valor de 5 914 093,01€ (cinco milhões, novecentos e catorze mil e noventa e três euros e um cêntimo).

Segundo Amílcar Almeida, Presidente da CIMAT, “este é um contrato que já há muito ansiávamos. Os nossos objetivos passam por servirmos cada vez melhor as pessoas da nossa região, oferecendo-lhe melhores condições, neste caso, de mobilidade, para que possam estar garantidos os transportes de passageiros com qualidade”.

Juan Tejada, responsável pela empresa espanhola Flaviamobil, que ganhou o concurso, adianta que “a frota é comporta por cerca de 70 autocarros e que, caso haja necessidade, a empresa poderá vir a subcontratar outras empresas de transportes da região”.

Questionado sobre a questão ambiental, ou seja, se vão circular veículos elétricos, o empresário admite que “essa é uma realidade que ainda não é possível introduzir na região, devido à sua orografia”.

Este contrato resulta do Concurso Público Internacional que a Comunidade Intermunicipal do Alto Tâmega lançou, em novembro de 2021, enquanto Autoridade de Transportes, no âmbito das suas atribuições e competências, dando assim cumprimento ao estabelecido no Regulamento (CE) n.º 1370/2007 do Parlamento Europeu e do Conselho de 23 de outubro, e no Regime Jurídico para o Serviço público de Transporte de Passageiros, aprovado pela Lei n.º 52/2015, de 9 de junho (RJSPTP).

NOTÍCIAS ALTO TÂMEGA | CIMAT assina contrato de quase seis milhões de euros para...
Comentários