sábado. 02.12.2023
Foto: ANEPC
Foto: ANEPC.

Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alerta para o perigo de incêndio rural devido à previsão de tempo quente e seco que se deverá manter até 18 de junho. A autoridade determinou a passagem ao Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) a partir da meia noite de amanhã e até às 23h59 de terça-feira para todos os distritos do continente.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) é previsto que, até ao dia 12 deste mês, as temperaturas continuem a subir de forma gradual, mantendo-se nos dias seguintes o tempo quente, embora com oscilações da temperatura máxima.

Para o Interior do país, prevê-se já a partir de amanhã alguma instabilidade com possibilidade de ocorrência de aguaceiros, trovoada seca e rajadas de vento forte e seco. A humidade tenderá a diminuir, com fraca recuperação noturna, revela o Instituto.

Devido às condições meteorológicas, ANEPC colocou o Interior Norte, Centro e Sul do país em risco muito elevado de incêndio, sendo de nível máximo em alguns concelhos no Interior Norte e Centro e ainda no Algarve e Vale do Tejo.

Com a subida das temperaturas e a baixa humidade relativa no ar, a Proteção Civil prevê “aumento da dificuldade das ações de supressão aos incêndios rurais".

Neste contexto, é proibido fazer queimadas e queima de amontoados sem autorização ou sem comunicação prévia nos dias de perigo de incêndio muito elevado e máximo. ANEPC aconselha as pessoas a informarem-se junto da Câmara Municipal ou através do 808 200 520.

Está também proibido nestes dias a utilização de fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, salvo se usados fora das zonas críticas e nos locais devidamente autorizados para o efeito; as pessoas não devem igualmente fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas.

Ainda nos dias de risco muito elevado e máximo de incêndio é proibido lançar balões de mecha acesa e foguetes. O uso de fogo-de-artifício só é permitido com autorização da Câmara Municipal. O uso de motorroçadoras, corta-matos e destroçadores está também proibido, devendo evitar-se o uso de grades de disco.

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.

Proteção Civil alerta para o perigo de incêndio rural devido ao aumento das temperaturas