
Militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) de Chaves apreenderam na sexta-feira passada um javali (Sus scrofa) no concelho de Boticas por não ser "permitido ter esta espécie em cativeiro", explicou o Comando Territorial de Vila Real.
Após uma denúncia de que o animal se encontrava em cativeiro, os elementos do NPA deslocaram-se ao local, onde localizaram o javali, confirmando que o mesmo se encontrava alojado numa corte, sendo que não é permitido ter esta espécie em cativeiro, refere a Guarda Nacional Republicana (GNR).
“Os elementos do NPA procederam à identificação do detentor do animal e elaboraram o respetivo auto por contraordenação. Os factos foram comunicados ao Instituto da Conservação da Natureza (ICNF), para aplicação da coima”, acrescenta.
A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental.
Poderá ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) funcionando em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.