domingo. 25.02.2024
Certame contará com cerca de 40 toneladas de fumeiro.
Certame contará com cerca de 40 toneladas de fumeiro.

Após interregno de dois anos devido à pandemia de Covid-19, que obrigou à suspensão da realização presencial do evento, a XXV Feira Gastronómica do Porco regressa mais forte do que nunca, entre os dias 12 e 15 de janeiro, e com a qualidade a que habitou os milhares de visitantes.

As portas do Pavilhão Multiusos de Boticas estão abertas para promover os produtos tradicionais do concelho de Boticas, sobretudo o fumeiro e os derivados do porco, que continuam a ter um lugar de destaque em mais uma edição do certame, proporcionando oportunidades de negócio únicas para aqueles que se dedicam à produção artesanal de fumeiro.

Em 2023, o evento organizado pelo Município de Boticas com o apoio da empresa intermunicipal EHATB - Empreendimentos Hidroeléctricos do Alto Tâmega e Barroso, pretende dar continuidade à divulgação do que de melhor há e se faz neste território, classificado como Património Agrícola Mundial, através da apresentação de produtos de qualidade excecional e com caraterísticas únicas de um concelho rural.

As práticas agrícolas ancestrais e o espírito de comunitarismo têm-se revelado importantes fatores de valorização dos produtos endógenos locais, fazendo da Feira do Porco um dos maiores eventos gastronómicos do Norte do país e tornando-a num importante pilar socioeconómico do concelho de Boticas.

A feira conta com a participação de meia centena de produtores de fumeiro e enchidos que, mais uma vez, são os principais mentores do sucesso do certame e os impulsionadores da preservação dos usos e costumes locais.

Além da componente de venda ao público, a feira conta também com três dezenas de stands de produtos alimentares e artesanato.

Aos enchidos, produzidos de forma tradicional e sob um rigoroso controlo de qualidade, juntam-se o Presunto, o Pão Centeio, a Bola e Folar de Carne, Compotas, Mel de Barroso DOP, entre muitos outros produtos.

Durante os quatro dias são esperados mais de 70 mil visitantes oriundos de vários pontos do país, em especial da zona Norte, e da região da Galiza pela proximidade geográfica com Espanha, que têm ao seu dispor cerca de 40 toneladas de fumeiro de qualidade excecional.

Concurso da Melhor Chouriça e do Melhor Salpicão

A 25ª edição da Feira do Porco retoma a realização do “Concurso de Melhor Chouriça e Melhor Salpicão”, uma iniciativa que permite distinguir os melhores exemplares de chouriça e de salpicão do certame, com o objetivo de reconhecer, valorizar e fomentar o fabrico artesanal de fumeiro e enchidos.

Os artigos entregues para competição são analisados ao pormenor por um júri que avalia, em prova cega, fatores diferenciadores como o aspeto, sabor, cor e cheiro de cada chouriça e salpicão.

O concurso permite aos produtores certificar a qualidade do fumeiro que produzem para a feira, recebendo em troca o respetivo diploma e troféu que orgulhosamente exibem nas suas bancas.


Tasquinhas com sabores tradicionais 

Preservar as tradições do Barroso e, simultaneamente, valorizar a qualidade da carne de porco e do fumeiro, através da disponibilização de pratos típicos, recheados de essência e sabor, são algumas das particularidades de autenticidade da Feira do Porco.

Todos aqueles que visitem a vila de Boticas, por ocasião da Feira Gastronómica do Porco, podem apreciar e deliciar-se com as iguarias gastronómicas tipicamente barrosãs não apenas nas tasquinhas tradicionais situadas no recinto da feira, mas um pouco por todo o concelho, com os restaurantes locais a disponibilizarem ementas alusivas ao certame.

Pratos únicos onde o sabor e os aromas se misturam e combinam na perfeição com magníficos vinhos regionais, em especial com o conhecido “Vinho dos Mortos”, um dos ex-líbris do concelho de Boticas.

À semelhança de edições anteriores, os preços apresentados na feira quer nas tasquinhas, quer nos expositores de venda de fumeiro são devidamente tabelados. Um fator diferenciador, atrativo e que muito valoriza a Feira do Porco de Boticas.

Na ala lateral exterior do pavilhão há mais uma vez um espaço dedicado aos petiscos. Destaque para o hambúrguer barrosão, preparado à base de Carne Barrosã, detentora de Denominação de Origem Protegida (DOP) e de inúmeros prémios em concursos nacionais e internacionais, que fará as delícias do visitantes pela sua qualidade e sabor.


Animação da Feira

A componente cultural também é tida em cada edição do evento e a esse propósito a XXV Feira do Porco prima, mais uma vez, pela animação dentro e fora do Pavilhão Multiusos de Boticas.

No interior do recinto, a música tradicional das concertinas e cavaquinhos dos grupos da musicais do concelho e da região.

Por sua vez, no exterior decorre a tradicional “Feira à Moda Antiga”, onde são apresentados inúmeros artefactos ligados às profissões de outrora (tanoaria, olaria, cestaria, peles, esculturas e instrumentos artesanais) e que ainda vão perdurando no tempo.

Como dita a tradição, o “chegódromo” é o centro das atenções para os milhares de aficionados das afamadas “Chegas de Bois”, uso secular ainda bem enraizado entre as gentes do Barroso.

Feira mantém vendas online

Em simultâneo com a realização da 25ª edição da Feira do Porco, no Pavilhão Multiusos, e do modo a encurtar distâncias com os consumidores, a plataforma de vendas online “BoticasTem”, estará disponível para facilitar a compra, de forma rápida e prática, de produtos associados à feira.

A plataforma tem como objetivo garantir um rendimento extra e ser mais um canal de escoamento, não apenas aquando da realização da Feira Gastronómica do Porco, mas durante todo o ano, disponibilizando diversos produtos locais.

De destacar que o fumeiro, enchidos e presunto vendidos através do site são, a par dos produtos vendidos durante o certame, alvo de um rigoroso controlo de qualidade.

A adesão dos produtores à plataforma (www.boticastem.pt) é opcional, tendo apenas que garantir a entrega dos produtos solicitados e recebendo o respetivo pagamento.

A implementação desta ferramenta online, na edição de 2021, numa parceria entre o Município de Boticas e a Mais Boticas – Associação Empresarial Botiquense, tem sido um sucesso e permitido estimular o aproveitamento, bem como a rentabilização dos recursos endógenos do concelho de Boticas, através da aposta na dinamização das atividades que envolvem o mundo rural, nomeadamente a produção tradicional de fumeiro e enchidos.

Cartaz promocional da XXV Feira Gastronómica do Porco, em Boticas, de 12 a 15 de janeiro.
Cartaz promocional da XXV Feira Gastronómica do Porco, em Boticas, de 12 a 15 de janeiro.

NOTÍCIAS BOTICAS | XXV Feira Gastronómica do Porco: Há 25 anos a promover o que é...