quinta-feira. 28.03.2024
Orquestra de Sopros obteve a distinção máxima no concurso internacional World Music Contest.
Orquestra de Sopros obteve a distinção máxima no concurso internacional World Music Contest.

Os deputados do Partido Socialista (PS), do círculo eleitoral de Vila Real, entregaram na Assembleia da República um projeto de voto de congratulação pela vitória da Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves no World Music Contest (WMC).

No documento, os deputados salientam a prestação da Orquestra de Sopros, sob a direção de Luciano Pereira e Marcelo Almeida, em Kerkrade, Países Baixos, que levou à conquista do título de campeã do mundo, na categoria mais elevada do concurso, no dia 31 de julho deste ano.

O World Music Contest, que se realiza em Kerkrade a cada quatro anos desde 1951, é um festival de música para Orquestras de Sopro, Ensembles de Percussão, Brass Bands e Marching Bands, atrai cerca de 200.000 visitantes e 15.000 músicos nacionais e estrangeiros a cada edição, tornando-o o concurso de música para instrumentistas de sopro mais importante do mundo”, sublinham.

E explicam, “a atuação galardoada foi uma ‘viagem musical pela N2’, que liga Chaves a Faro, entrelaçando a música com projeções que incluíram a viagem pela estrada, imagens das paisagens captadas por drones e ainda uma performance em palco do ilustrador flaviense António Ribeiro que desenhou, em tempo real (e enquanto era interpretada a obra 'BoDEGA' de Salvador Sebastiá), as regiões vitivinícolas demarcadas que se encontram ao longo da via que atravessa o Interior de Portugal”.

Os deputados Francisco Rocha, Fátima Correia Pinto, Agostinho Santa, Rosário Gâmboa, Carla Sousa, António Pedro Faria, Cristina Sousa, Gil Costa, Maria João Castro e Sara Velez lembram ainda o percurso da orquestra, fundada em outubro de 2008, composta por cerca de 70 elementos, na sua maioria jovens músicos da região Norte, sendo uma referência no contexto das orquestras de sopros em Portugal.

Desde 2010 que participa em competições nacionais e internacionais, sendo presença assídua nos maiores e mais importantes concursos de bandas, tal como o Certame Internacional de Bandas de Música da Vila de Altea, um dos maiores concursos no panorama internacional, evento onde já foi campeã em 2019.

O projeto de voto de congratulação foi aprovado pela Assembleia da República que “congratula a Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves pela vitória no WMC, e pelo trabalho que tem desenvolvido em prol das artes e do ensino artístico, permitindo aos jovens da região acreditarem e seguirem o seu sonho na música”.

NOTÍCIAS CHAVES | Assembleia da República congratula Orquestra de Sopros da AAC, campeã...