quarta-feira. 28.09.2022
Jogadores, equipa técnica e dirigentes do futebol de praia recebidos pelo executivo municipal. | FOTO: Cátia Portela.
Jogadores, equipa técnica e dirigentes do futebol de praia recebidos pelo executivo municipal. | FOTO: Cátia Portela.

A equipa de futebol de praia do Grupo Desportivo de Chaves (GDC) foi hoje recebida pelo presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, que garantiu, em agosto, a ascensão ao Campeonato Nacional da 2ª Divisão de Futebol de Praia.

O autarca flaviense destacou o “trabalho consistente” de uma equipa “não profissional”, mas cuja atividade é alicerçada “em fundamentos sólidos e que há muito tempo persegue o sonho de estar no escalão maior do futebol de praia.

Todos estão muito motivados, com muita vontade de superação, mas também com muito compromisso e por isso merecem serem felicitados por todos, porque este é o exemplo da vontade e da determinação”, em que é possível “ir contra as nossas limitações e superar-nos”, referiu Nuno Vaz.

O dirigente apelou para que “nos deixemos contagiar por esta motivação” para que possamos ser “uma comunidade mais capaz, mais solidária e cada vez mais feliz”.

Este é o segundo título conquistado pelo clube flaviense, depois da equipa de futebol ter garantido em maio passado a subida à primeira divisão do futebol português.

O presidente do GDC, Bruno Carvalho, disse estar muito satisfeito com os resultados obtidos para o clube e lembrou o “feito assinalável”, sobretudo por se tratar de “um clube de uma cidade do Interior” a sagrar-se campeão nacional de uma modalidade que por norma é praticada em locais onde existe praia.

Em Chaves não há praia nem mar, mas há um espaço adaptado que a autarquia disponibiliza para que a modalidade seja praticada”, tanto pela equipa sénior como pelas equipas da formação, sublinhou o dirigente.

Para Gonçalo Félix, coordenador e jogador na equipa de futebol de praia, trazer o título de campeão para Chaves era uma grande ambição.

Eu disse no primeiro dia em que chegámos à Nazaré que eu levava bilhete até domingo, que era o dia da final. Não dizia isso da boca para fora. Dizia isso porque sentia mesmo, porque tinha uma equipa capaz, e a única coisa que eu queria era que acreditassem neles”, disse o responsável.

Gonçalo Félix, coordenador e jogador na equipa de futebol de praia (esq.), Nuno Vaz, presidente da Câmara de Chaves, e Bruno Carvalho, presidente do GD Chaves. | FOTO: Cátia Portela.
Gonçalo Félix, coordenador e jogador na equipa de futebol de praia (esq.), Nuno Vaz, presidente da Câmara de Chaves, e Bruno Carvalho, presidente do GD Chaves. | FOTO: Cátia Portela.

Gonçalo Félix salientou ainda o espírito familiar que se conseguiu criar na equipa, mas também entre todos aqueles que trabalhavam e apoiavam o clube em futebol de praia.

Desde 2016 que a equipa de futebol de praia tem levado o nome da cidade e do clube de Norte a Sul do país, sendo um “exemplo para outras instituições” e “uma referência a nível nacional na modalidade”.

Durante a cerimónia foi também lembrado o grande impulsionador desta modalidade em Chaves, Luís Carlos Melo: “Foi o Luís Carlos que trouxe o futebol de praia para Chaves e foi alguém que esteve sempre ao nosso lado. É alguém que não esquecemos e que caminhará sempre ao nosso lado”, concluiu.

O capitão da equipa, Luís Vieira, salientou que a conquista deste título era o culminar de vários anos de muito trabalho, esforço e dedicação. Durante o campeonato, que decorreu em agosto, a equipa do Chaves saiu “invicta” da Nazaré, vencendo todos os jogos.

A Câmara de Chaves tem um contrato programa que apoia financeiramente o clube flaviense, onde uma parte da verba é destinada ao futebol de praia, e colocou recentemente nova areia adequada para esta prática desportiva.

NOTÍCIAS CHAVES | "Uma referência a nível nacional": Equipa de futebol de praia...
Comentários