domingo. 25.02.2024
© Revista Voz do Campo.
© Revista Voz do Campo.

O distrito de Vila Real está até às 18h de amanhã (terça-feira, 23 de agosto) sob aviso amarelo por causa da persistência de valores elevados da temperatura máxima, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Para Chaves estão previstas temperaturas de 35º de máxima para hoje e de 38º para amanhã, com mínimas de 15º e 17º.

Mais de 100 concelhos, dos distritos de Bragança, Vila Real, Porto, Aveiro, Viseu, Coimbra, Leiria, Guarda, Castelo Branco, Santarém, Portalegre e Faro apresentam hoje (22 de agosto) perigo máximo de incêndio, indicou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

O IPMA colocou também vários concelhos de todos os distritos de Portugal continental em perigo muito elevado e elevado de incêndio rural.

Segundo o Instituto, o perigo de incêndio rural vai manter-se elevado em algumas regiões do continente pelo menos até sexta-feira.

O perigo de incêndio, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A previsão aponta também para vento por vezes forte na faixa costeira ocidental e nas terras altas e pequena subida da temperatura máxima no Norte e Centro, em especial no litoral.

Distrito de Vila Real sob aviso amarelo e Chaves em risco máximo de incêndio