
O tema “amor” sempre foi território fértil para poetas e escritores tendo sido celebrado desde tempos imemoriais. Como expoente máximo na poesia portuguesa Luís Vaz de Camões, com ascendência flaviense, é reconhecido como uma referência nesta matéria, através do maior e mais conhecido soneto no qual as palavras tentam expressar um dos sentimentos mais difíceis de definir.
Com o intuito de promover a celebração da romântica tradição do Dia dos Namorados, no dia 14 de fevereiro, o município vai assinalar esta data proporcionando momentos únicos para partilha de sentimentos e de afetos.
Serão vários os espaços decorados, nos quais os flavienses e visitantes poderão registar e partilhar os seus momentos mais românticos, nomeadamente na Ponte Romana, no Largo General Silveira, no Jardim da Torre de Menagem, no Jardim do Bacalhau, nas Alamedas do Tabolado e Trajano, assim como no Jardim do Museu de Arte Contemporânea Nadir Afonso, equipamento Cultural que neste dia proporcionará visitas gratuitas.
Integra ainda o programa do Dia dos Namorados, a peça de teatro “A Farsa de Inês Pereira”, de Gil Vicente, a realizar no dia 13 de fevereiro, no Auditório do Centro Cultural de Chaves. Realizado em duas sessões, este espetáculo teatral que aborda a temática das relações amorosas à época, tem entrada gratuita, mas encontra-se sujeita a levantamento prévio de bilhete, na Biblioteca Municipal de Chaves e Postos de Turismo de Chaves e do Alto Tâmega.