domingo. 25.02.2024
zyro-image (3)
FOTO: Adriana Couto

Chaves foi eleita a 2ª cidade mais bonita de Portugal pela Vortex Magazine, devido ao seu património histórico e espaços verdes.


A revista online, que tem como objetivo levar até aos leitores as melhores sugestões de viagens em Portugal e no estrangeiro”, escreveu um artigo sobre “As 12 cidades mais bonitas de Portugal”.

Na elaboração da lista, a revista teve em conta vários fatores como o estado de conservação do centro histórico, a quantidade e qualidade do património edificado e os espaços verdes de cada cidade. No artigo, pode ler-se ainda que os autores da publicação optaram por analisar apenas as cidades pequenas, ficando por isso de fora cidades como o Porto ou Lisboa.

“A escolha não é fácil e os gostos são sempre subjetivos”, admitem no artigo. Contudo, “é possível estabelecer algumas regras e critérios e chegar a uma lista mais ou menos consensual, que reflete não só os mais variados estilos urbanos de norte a sul do país como também o estado de preservação e planeamento da cidade em si”, acrescentam.

Baseada nestes critérios, a Vortex Magazine elegeu Chaves como a 2ª cidade portuguesa mais bonita, ideal para passar férias ou escapadinhas. A Ponte de Trajano, o castelo, o Forte de São Neutel são alguns dos monumentos em destaque, assim como as Termas de Chaves e “as diversas estações arqueológicas” existentes à volta da cidade.

No topo desta lista aparece a cidade de Tomar, em terceiro Évora, seguida das cidades de Bragança, Guimarães, Tavira, Silves, Elvas, Aveiro, Angra do Heroísmo, Amarante e Viana do Castelo.

NOTÍCIAS CHAVES | Chaves eleita a 2ª cidade mais bonita do país