
Todos os partidos com assento na Assembleia Municipal (AM) de Chaves foram unânimes hoje na aprovação de duas propostas, apresentadas pela Mesa daquele órgão deliberativo, de congratulação pela conquista do título mundial pela Orquestra de Sopros da Academia de Artes de Chaves (AAC), no World Music Contest, e ainda pela conquista do campeonato Nacional de Futebol Praia e consequente subida à Divisão de Elite da equipa do Grupo Desportivo de Chaves.
Na proposta de congratulação é salientado o talento dos músicos que constituem a Orquestra de Sopros da AAC, fundada em 2008, pelos professores e músicos Marcelo Almeida e Luciano Pereira.
“Detentora de um currículo baseado na formação contínua de qualidade e mérito, durante o seu percurso conquistou vários prémios internacionais: 12 galardões obtidos em concertos, festivais e concursos, atuando nos mais prestigiados palcos em Portugal e no estrangeiro”, lê-se no documento lido hoje pelo presidente da AM, Altamiro Claro.
Tendo sido a primeira banda portuguesa a ser selecionada para o World Music Contest, que se realiza a cada quatro anos na cidade de Kerkrade, a Orquestra de Sopros arrecadou o primeiro galardão.
No texto é ainda referido o trabalho árduo de todos os envolvidos, assim como o orgulho sentido que valeu a atribuição da Medalha de Mérito de Grau Ouro pela autarquia flaviense.
Prestigiam e levam bem longe o nome de Chaves e da região
A Mesa da AM apresentou ainda uma proposta de congratulação relativa à equipa do Grupo Desportivo de Chaves em futebol de praia.
No documento são congratulados todos os colaboradores, atletas, equipa técnica e dirigentes que “contribuíram decisivamente para a concretização deste feito único do Grupo Desportivo de Chaves – Futebol de Praia, feitos estes que prestigiam e levam bem longe o nome de Chaves e da região”.
Voto de pesar e minuto de silêncio
Na mesma sessão, foi apresentado pelo grupo municipal do Partido Socialista (PS) um voto de pesar pelo falecimento do presidente da União de Freguesias de Travancas e Roriz, Filipe Maldonado Pinto, no dia 30 de julho, com apenas 37 anos.
“O grupo municipal do Partido Socialista apresenta a sua solidariedade para com os familiares e amigos por tão prematura perda, agradecendo publicamente pela dedicação e empenho prestados à causa pública, especialmente ao serviço das populações de Travancas e Roriz”.
O voto de pesar foi aprovado por unanimidade. Foi ainda feito um minuto de silêncio pelo desaparecimento deste flaviense.