quinta-feira. 28.03.2024
Açor resgatado. | FOTO: GNR.
Açor resgatado. | FOTO: GNR.

Os militares do Núcleo de Proteção Ambiental (NPA) da Guarda Nacional Republicana (GNR) resgataram um açor “aparentemente debilitado” num terreno agrícola, no concelho de Chaves.

O Comando Territorial de Vila Real, explicou que “procedeu ao resgate de um Açor (Accipiter gentilis) no concelho de Chaves” após uma denúncia que dava conta de que a ave se encontrava junto a um terreno agrícola.

Os elementos do NPA deslocaram-se ao local, onde foi possível confirmar a presença de um açor que se encontrava aparentemente debilitado, mas sem sinais de ferimentos”, refere aquela autoridade.

Os militares procederam ao seu resgate e transporte para o Centro de Recuperação de Animais Selvagens do Hospital Veterinário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro em Vila Real (CRAS/HV UTAD), para monitorização do seu estado de saúde, recuperação e posterior libertação ao seu habitat natural.

A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais. Neste contexto, apela à denúncia de situações de âmbito ambiental, podendo ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) que funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.

NOTÍCIAS CHAVES | GNR de Chaves salva açor debilitado