
O provedor da Santa Casa da Misericórdia de Chaves (SCMC), Jorge Pinto de Almeida, tomou ontem posse para o próximo quadriénio, numa cerimónia que contou com a presença do Bispo de Vila Real.
Depois de quatro anos a comandar os destinos da SCMC, Jorge Pinto de Almeida foi reconduzido para um segundo mandado à frente da SCMC, para o quadriénio 2023/2026.
Na sua tomada de posse, o provedor da SCMC fez um balanço dos últimos quatro anos, marcados por problemas financeiros na instituição, pelo aparecimento da pandemia e pela guerra na Ucrânia, que dificultaram a ação da Misericórdia.
“Foi muito muito difícil. Não só pelos problemas financeiros que a casa atravessava, pelas dívidas que tinha, não só bancárias, mas também a fornecedores e funcionários, e pela falta de crédito que tinha. Em 2019 nós sabíamos de algumas coisas, sabíamos que não estávamos bem e fizemos um plano de reestruturação”, salientou.
Contudo, o plano de reestruturação não foi possível colocar imediatamente em prática uma vez que a SCMC levou “um corte no dinheiro” durante três meses seguidos, no âmbito de vários acordos de cooperação.
Reabertura da creche de Vidago
Elogiando e agradecendo o trabalho desenvolvido pela equipa que o tem acompanhado dentro da instituição de solidariedade social, assim como o apoio incondicional da Câmara de Chaves, o responsável lembrou algumas das conquistas daquela entidade, como foi o caso da reabertura da creche de Vidago.
“A reabertura só foi possível porque o senhor [Nuno Vaz] ajudou a reabrir. Ajudou durante estes anos, de 2019 até 2022, garantindo que os pais apenas pagassem o valor correspondente à comparticipação, como se tivéssemos um acordo de cooperação com a Segurança Social, que não tivemos no quadriénio que passou, apenas foi assinado em dezembro do ano passado”, referiu, esperando continuar a contar com o apoio da autarquia.

Jorge Pinto de Almeida disse ainda que era sua vontade tornar a instituição que dirige sustentável e uma referência no concelho para “apoiar os que mais precisam", numa população cada vez mais envelhecida.
"Temos que oferecer qualidade, humanismo e profissionalismo”, frisou.
Além do provedor da SCMC, tomaram também posse os membros eleitos da Mesa da Assembleia Geral, que tem como presidente o padre Hélder Sá, e os elementos do Conselho Fiscal, dirigido por Jorge Melo.
“Com esta equipa podem contar com trabalho, dedicação e honestidade”, rematou Jorge Pinto de Almeida.
Órgãos Sociais:
Mesa da Assembleia Geral
Presidente - Hélder Sá
Secretário Efetivo - Joaquim Tomaz
Secretário Efetivo - Luís Araújo
Conselho Fiscal
Presidente - Jorge Melo
Vogal Efetivo - Vítor Dias
Vogal Efetivo - Fernando Ramos
Suplente - Manuel Teixeira
Suplente - Valdemar Correia
Suplente - Júlio Nascimento
Mesa Administrativa
Provedor - Jorge Pinto de Almeida
Vice-provedor - Anselmo Martins
Efetivo - Carlos Silva
Efetivo - Amílcar Gonçalves
Efetivo - Marco Terrão
Efetivo - António Dias
Efetivo - Carlos Latoeiro
Suplente - Américo Peres
Suplente - Maria José Pessoa
Suplente - Sónia Ferreira
Suplente - Eduardo Cruz