sábado. 01.04.2023
Grupo de escuteiros partiu no dia 12 de julho da Bélgica e tem andado a conhecer o Norte de Portugal de Bicicleta. | FOTO: Cátia Portela.
Grupo de escuteiros partiu no dia 12 de julho da Bélgica e tem andado a conhecer o Norte de Portugal de Bicicleta. | FOTO: Cátia Portela.

Um grupo de jovens escuteiros com origem belga está a percorrer a região de bicicleta. Pela frente tiveram de superar as altas temperaturas e até os incêndios que fustigaram o concelho flaviense.

À aventura começou há precisamente 10 dias. Da Bélgica partiram de autocarro, numa viagem de cerca de 25 horas, até à fronteira espanhola. Daí seguiram em direção a Vila Verde da Raia de bicicleta e desde então têm andado a conhecer a região, passando por Castelões, Vilarelho da Raia, e ainda Macedo de Cavaleiros. Por dia fazem cerca de 50 quilómetros.

Ontem à noite o grupo de jovens chegou ao quartel dos Bombeiros Voluntários de Vidago (BVV). Esta corporação preparou o pavilhão desportivo para que pudessem passar a noite e providenciaram ainda refeições para todos.

Daniel Nunes dos BVV explicou que por volta das 21h chegaram dois jovens ao quartel: “Queriam saber onde ir buscar comida a estas horas e onde podiam ficar a dormir. Os meus colegas propuseram-se logo a ajudá-los e fornecemos alguma comida que aqui tínhamos de boa vontade”.

, de 17 anos, conta que ele e o grupo que o acompanha,14 jovens com idades entre os 12 e os 25 anos, pertence aos escuteiros católicos Ardents de Saint-Michel e que é habitual, de três em três anos, conhecerem um país diferente. Em Portugal é a primeira vez e aquilo que mais tem gostado de conhecer são as pessoas.

Estamos a gostar muito de Portugal e as pessoas são muito simpáticas”, refere.

A maior dificuldade que este grupo tem sentido é o calor das últimas semanas e a dificuldade em acampar por causa dos incêndios. Inclusive, foram apanhados por duas vezes pelos fogos, sendo resgatados pelos bombeiros.

As chamas estavam a pouco mais de 50 metros de nós”, recorda

Antes de Portugal, Bô revela que ele e os amigos já estiveram “em quase todos os países da Europa”, e que a bicicleta é sempre o meio de transporte utilizado.

Depois da sua passagem por terras do Alto Tâmega, e também do Minho, agora o objetivo passa por chegar à praia, em Viana do Castelo, regressando, entretanto, ao seu país de origem.

NOTÍCIAS CHAVES | Jovens escuteiros da Bélgica fazem em média 50 kms por dia para...
Comentários