segunda-feira. 05.12.2022
Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Chaves festejaram o São Martinho.
Idosos da Santa Casa da Misericórdia de Chaves festejaram o São Martinho.

A Santa Casa da Misericórdia de Chaves assinalou o S. Martinho junto dos utentes da instituição. A tradição e o costume foram cumpridos nos diversos equipamentos sociais para a realização do tradicional magusto de S. Martinho.

Proporcionar animação e boa disposição aos utentes das diversas respostas sociais da instituição, de forma a não quebrar hábitos e costumes, mantendo vivas as tradições e procurando recuperar memórias que promovam o seu bem-estar, faz parte dos objetivos da ação levada a cabo pela equipa de animação sociocultural, integrada no plano anual de atividades da Misericórdia de Chaves.

Durante a manhã os utentes participaram de forma ativa na preparação do lanche, ajudando a retalhar as castanhas, atividade da qual gostam muito de participar. 

Ouviu-se a Lenda de São Martinho, curiosidades e ditados populares sobre este dia. Foram pintadas e recortadas castanhas em papel e prepararam-se os cartuchos para receber as castanhas depois de assadas.

Entre lengalengas e alguns provérbios populares, Manuel Barroca, de 93 anos, contou como era vivido o dia de S. Martinho na aldeia que o viu crescer, Outeiro Jusão: “Jogávamos ao peão e dávamos a esmola ao S. Cristóvão que até tinha procissão pelas ruas da aldeia”, referiu o utente que reside no Lar de Santa Isabel.

Reconhecendo a importância desta tradição e dos valores inerentes a este dia festivo, os idosos do Lar Nossa Senhora da Conceição, em Vidago, também receberam a visita das crianças da creche que foram ver como eram assadas as castanhas.

A animação ficou completa com as cantigas populares, bem conhecidas de todos, que o animador Dinis Martins interpretou, ao som da guitarra, e com o esperado lanche típico da época com sabores de outono.

Crianças também assinalaram a data

Durante a semana as crianças também vivenciaram a Lenda de São Martinho. Nas respostas sociais: creche e pré-escolar do Centro Social de Casas dos Montes e creche de Vidago trabalhou-se o valor da amizade e da partilha, para além de todas as atividades de expressão que envolveram esta temática.

Educadores e crianças estiveram envolvidos em diversas atividades relacionadas com a estação do outono, explorando o desenvolvimento da área da expressão plástica que foi motivo de grande alegria para a pequenada.

NOTÍCIAS CHAVES | Misericórdia de Chaves comemora S. Martinho junto dos utentes
Comentários