sábado. 04.02.2023
Técnicos de animação promovem ambiente de festa entre os seniores.
Técnicos de animação promovem ambiente de festa entre os seniores.

A Santa Casa da Misericórdia de Chaves promoveu em cada uma das suas Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI) um dia com um programa de atividades de índole social e recreativo para assinalar o Dia Internacional do Idoso.

O programa dinamizado pela equipa de animação sociocultural da instituição contemplou, da parte da manhã: momentos de oração, através da celebração da eucaristia, com preces dedicadas aos utentes, cuidadores, colaboradores e responsáveis pela instituição e suas respetivas famílias; e uma tarde recreativa com iniciativas lúdicas: realização de jogos tradicionais e muita animação musical.

Os técnicos de animação também entregaram uma lembrança a cada utente da instituição relativa ao Dia do Idoso cujo lema este ano é “Resiliência das pessoas idosas num mundo em mudança”.

Depois da “ferida” da solidão e do isolamento, vivido nos últimos anos, deixada pela Covid-19, e no mês dedicado às questões do envelhecimento, os animadores socioculturais pretendem “essencialmente desenvolver atividades que favoreçam o seu bem-estar sustentadas numa partilha de afetos e de memórias”.

Este dia tem sido uma alegria”, referiu Alcina Rodrigues, a utente de 87 anos, que reside no Lar Nossa Senhora da Misericórdia não deixou de dançar mesmo com a ajuda da bengala.

Reforçar laços com a comunidade envolvente

Associando-se ao Dia do Idoso, este ano, a marca McDonald’s entregou brindes aos seniores da Santa Casa da Misericórdia de Chaves. No dia em que celebrava o dia do fundador dedicado a Ray Kroc, a marca mundial presenteou os utentes do Lar Nossa Senhora da Misericórdia com a atuação do Grupo de Concertinas do Monumento.

A ação tem como objetivo dar continuidade ao lema do fundador “retribuir à comunidade parte daquilo que ela nos dá”, referiu Sónia Ferreira, gerente do restaurante McDonald’s de Chaves.

O Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente a 1 de outubro, foi criado em 1991 pela Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de sensibilizar a sociedade mundial para a necessidade de proteção e de cuidados para com a população mais envelhecida.

NOTÍCIAS CHAVES | Misericórdia de Chaves homenageia seniores no Dia do Idoso
Comentários