quinta-feira. 28.03.2024
Obra foi apresenta no Dia Nacional de Espanha, 12 de outubro.
Obra foi apresenta no Dia Nacional de Espanha, 12 de outubro.

O Dia Nacional de Espanha ou “Día de la Hispanidad”, comemorado a 12 de outubro, efeméride que une todos os países de língua espanhola e as suas culturas, foi a data escolhida para a apresentação do livro “Filosoditando a lo cubano”, a segunda obra de Eddy Egües, natural de Cuba e residente em Chaves.

Num contexto informal e em jeito de entrevista, a sessão de apresentação iniciou com um breve momento musical, a cargo do autor - também ele multi-instrumentista, arranjador e compositor - e da esposa, Sandrine Richard, cantora franco-portuguesa. 

Seguiu-se a apresentação da obra, do autor e do que o motivou para a escrita, num momento de diálogo e descontração, que contou com a presença do Presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, e da Professora de Espanhol na Escola Fernão Magalhães, Rita Carvalho.

Para o autarca flaviense, esta é mais uma expressão artística de Eddy Egües, entre tantas outras, que se traduz na vontade de expor aquilo que são os seus sentimentos e expressões de forma poética.

Nuno Vaz aproveitou para destacar que “flavienses são aqueles que nascem ou escolhem viver em Chaves, sendo que, nessa perspetiva, o autor é um flaviense”, com “vocação de partilha com a comunidade e a vontade de querer fazer e ajudar”.

A obra literária integra 33 poemas, segundo o autor “um por cada ano da breve e paradigmática vida de Jesus Cristo”, resultado da sua “necessidade genética de escrever”, herança da mãe e da avó. 

Nesta que é a sua segunda obra - a primeira intitulada “Vivencias de un cubano a la deriva” e editada em 2019 - o autor escreveu “um canto à vida, ao amor e ao planeta, fazendo um apelo à reflexão, para que o ser humano mude de vícios, posturas e leis absurdas, que atentem contra a felicidade”.

NOTÍCIAS CHAVES | Obra poética “Filosoditando a lo cubano” apresentada na Biblioteca...