sábado. 01.04.2023
O fogo teve início numa zona de nato no Couto de Ervededo, às 15h40. | FOTO: Patrícia Moura Pinto.
O fogo teve início numa zona de nato no Couto de Ervededo, às 15h40. | FOTO: Patrícia Moura Pinto.

As chamas continuam a lavrar com bastante intensidade atingindo já o parque de estacionamento do Santuário do São Caetano e uma zona na Agrela de Ervededo.

De acordo com o padre responsável pelo Santuário do São Caetano, António Dias, o incêndio continua a lavrar com bastante intensidade junto ao Santuário do São Caetano, tendo atingido o parque de estacionamento daquele espaço.

Estamos preocupados. Está a arder bastante mas estamos a tentar combater da melhor maneira”, disse António Dias.

As chamas estão a consumir uma zona de mato “do lado direito” do santuário, tendo já ardido “vários lameiros e a vegetação” junto do parque de estacionamento.

António Dias acredita que a zona envolvente do Santuário do São Caetano poderá ser um obstáculo à propagação das chamas uma vez que o terreno se encontra completamente limpo, contudo, tudo vai depender do vento, que tem soprado forte naquela zona, que poderá levar as chamas às copas das árvores propagando-se a partir daí.

Ainda segundo o mesmo responsável, o ataque é “bastante robusto, não só no terreno como a nível de meios aéreos, prevendo que nas próximas horas a situação fique resolvida, embora o vento continue a puxar as chamas para o santuário.

Para já é uma apreensão controlada. Está aqui um ataque muito robusto”, sublinhou.

Os meios foram reforçados com dois veículos de água da UEPS da Guarda Nacional Republicana (GNR), que se juntam aos 103 operacionais, apoiados por 27 veículos e sete meios aéreos. No terreno está também a Guardia Civil uma vez que o vento tem também empurrado as chamas para o outro lado da fronteira.

NOTÍCIAS CHAVES | Padre do Santuário do São Caetano apreensivo com intensidade do incêndio
Comentários