
Vive-se uma época muito especial em todas as Residências ORPEA, aquela que é a segunda família de todos os residentes prepara a chegada do Natal com muita dedicação, envolvendo todos os profissionais e todos os residentes e usando este período para desenvolver algumas atividades que proporcionam bem-estar aos mais velhos.
Na Residência ORPEA Flavicórdia, em Chaves, a árvore de Natal já foi montada e toda a Residência foi decorada pelos residentes com adereços de Natal. Durante este período as equipas multidisciplinares de cada residência aproveitam para estimular a destreza motora que se vai deteriorando com a idade. Assim, as atividades de preparação para o Natal funcionam não apenas como momentos de lazer, mas também para manter as habilidades psicomotoras, aumentar a atenção e aprimorar as habilidades técnicas.
Para além disso, através da criação de produções artísticas (pinturas, peças...) é permitido aos seniores recriarem-se, e permitirem que as emoções e sensações que surgem durante a realização dessas atividades sejam traduzidas em cores, formas, linhas ou movimentos.
Com estas atividades, tenta-se também que certos sentidos como o olfato, a audição, o paladar e o tato sejam estimulados. A criação de enfeites de Natal proporciona também muitos momentos em grupo, afastando um possível sentimento de isolamento, que produz desanimo, sobrepondo-se um processo de envelhecimento que é assim compartilhado. Um grupo dá a sensação de continuidade e um sentido de comunidade.
"A época natalícia é muito importante para nós. Não só conseguimos estimular os nossos residentes através das atividades de preparação para o Natal como, ao mesmo tempo, reforçamos o seu sentimento de pertença e aumentamos a sua auto estima. São eles que criam os enfeites de Natal, logo sentem-se úteis, e todas as atividades são feitas em grupo o que fomenta o sentido de união que melhora muito a sua saúde psicológica. Durante estas atividades vemos também aumentar os sentimentos de amizade e companheirismo, que nos conduzem sempre a um Natal vivido com paz e harmonia na nossa Residência", explica Susana Alves, Diretora Técnica da Residência ORPEA Flavicórdia.