quinta-feira. 28.03.2024
Colóquio juntou vários oradores ao longo de dois dias no Centro Cultural de Chaves.
Colóquio juntou vários oradores ao longo de dois dias no Centro Cultural de Chaves.

Decorreu em Chaves o I Colóquio subordinado ao tema "Inclusão e Diversidade: Oportunidades e Desafios", um espaço que durante dois dias promoveu a partilha de conhecimentos, reflexões, inquietações e práticas sobre a integração, no Auditório do Centro Cultural.

Dinamizado pela Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadãos com Incapacidade (CERCI), este evento contou com a presença de Ana Sofia Antunes, secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, e do presidente da Câmara de Chaves, Nuno Vaz, na Cerimónia de Abertura.

Durante a sua intervenção, o autarca flaviense reconheceu ser fundamental continuar a promover espaços de transmissão de conhecimentos sobre a inclusão, para instruir e sensibilizar famílias, entidades competentes, diretores, professores e municípios para esta temática, uma vez que se trata de um processo contínuo e exigente, com respostas complexas.

Acrescentou ainda ser necessário “sermos guardiões da igualdade”, para impulsionar a inclusão não só no contexto escolar, mas também na sociedade, através de um processo de cooperação entre todos os agentes envolvidos.

Numa partilha de experiência e saberes, este colóquio contou com um programa dedicado à educação inclusiva, com painéis compostos por diversos oradores, tendo em consideração a importância das práticas e experiências individuais e coletivas sobre estas matérias.

O evento, apoiado pelo Município de Chaves, teve como objetivo desenvolver práticas de acolhimento, com alternativas organizacionais e pedagógicas que integrem, de uma forma justa e equitativa, diferentes pessoas e grupos.

NOTÍCIAS CHAVES | Secretária de Estado da Inclusão marca presença no Colóquio "Inclusão...