
Quatro atletas da equipa de trail dos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública (BVSP) participaram hoje no Ultra Trail Ibérico do Contrabando, prova a contar para a Taça de Portugal.
O atleta Nuno Monteiro conquistou o 7º lugar da geral (1º lugar do seu escalão, veteranos 35) na distância de 60 quilómetros. Já Martin Pires, a correr nos 33 quilómetros, obteve o 12º lugar na geral (3º em veteranos 45) e Tiago Pona foi 21º (6º em veteranos 35). Por fim, o atleta Ricardo Diegues garantiu a 35ª posição na geral (6º em seniores), no percurso de 18 quilómetros.
A prova, promovida pela Wildfun, contou com a participação de 300 atletas.
O Contrabando Ultra Trail Ibérico, composto por quatro circuitos de várias distâncias, foi a pontuar para os campeonatos regionais e taça de Portugal.
Os dois primeiros percursos, de 14 e 18 quilómetros, tiveram início em Vilar de Nantes, com os atletas a seguir em direção à serra do Brunheiro, com passagem pelas cascatas de São Lourenço, terminando na ponte romana.
Os dois percursos mais exigentes, de 30 e 60 quilómetros, começaram na Quinta do Rebentão, com o trilho mais curto a sair em direção à Senhora da Saúde, com passagem pela Quinta de Samaiões e logo de seguida em direção à serra do Brunheiro, com passagem também pelas cascatas de São Lourenço e com o seu final na ponte romana.
A prova de 60 quilómetros, destinada aos mais experientes, pôs a descoberto o trilho da Capela de Santa Bárbara, seguindo depois em direção à Quinta de Samaiões, serra do Brunheiro, com passagem ainda pelas cascatas dos moinhos de São Lourenço, terminando esta grande aventura em plena ponte romana, como todos o outros circuitos.
