
Fátima Amoínha foi a melhor portuguesa em prova, realizando as 5 etapas desta grande final com um tempo de 15:48.52 seg, obtendo o 95º lugar da geral absoluta, Top 30 geral feminino (inclui atletas elite) e Top 20 na categoria “OPEN”.
Um resultado de enorme valor alcançado numa prova que juntou atletas de 29 nacionalidades, incluindo alguns dos melhores do mundo.
"Fátima demonstrou um querer e carácter forte, fundamentais nesta conquista", realçam os Lobos do Brunheiro.
Carlos Borges alcançou o 98º lugar da geral absoluta, o 67º da geral masculino (inclui elite) e o 54º da categoria “OPEN”, resultado das 16:00.13 seg que demorou a percorrer os 111km e aproximadamente 7.000D+, das 5 etapas que faziam parte desta grande final.
O atleta está muito satisfeito com o resultado obtido, só possível com uma gestão rigorosa da sua alimentação e treino prévio, necessário para um desafio desta dimensão.
Foram 5 dias intensos pelos mais belos e exigentes trilhos da ilha da Madeira, reconhecida mundialmente como local de beleza ímpar nos seus percursos de montanha, com grau de dificuldade muito elevado.
A 1ª etapa decorreu no Seixal, com uma distância de 25km e 1.600D+ que levou os atletas ao Paul da Serra com a subida ao ponto mais alto do percurso com 1.415 metros de altitude, pelo KV do Seixal, passando pela vereda de Terra Chã, Lameirinhas e vereda da Cavaca, e final na partida.
A 2ª etapa levou os atletas até Machico, num percurso de 26km e 1.500D+ com paisagens de cortar a respiração, na levada do Caniçal, vereda do Larano e Boca do Risco.
Já a 3ª etapa, uma prova de contra-relógio mais curta, primou pela beleza fantástica da Ponta de São Lourenço no Caniçal, foram 6.6km e 350D+ de muitas boas sensações num local único.
A 4ª etapa foi a de maior subida acumulada, com perto de 2.000D+ e 26km, passando por pontos míticos da ilha, como é o Pico da Ecumeada, Curral do Jan´cão e caminho real da Encumeada.
Para terminar, a 5ª etapa, talvez a mais dura por ter a maior distância, 30km, e a característica de ter mais descida acumulada que subida (1.550D+ / 2.100D-). O percurso levou os atletas ao Pico do Areeiro, passando pela Ribeira de Cales e realizando 18km sempre a descer, pela levada do Chão do Areeiro. Uma descida exigente que terminou na praça do Povo, mesmo no centro da cidade do Funchal, com um ambiente fantástico na receção aos atletas.