
A Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) vai atribuir o Doutoramento Honoris Causa ao atual selecionador nacional de futsal, Jorge Braz, como forma de reconhecimento do seu “grande exemplo de dedicação e sucesso”. A cerimónia está agendada para 18 de outubro e terá lugar na Aula Magna.
“Jorge Braz destaca-se no desporto português e internacional, sendo um grande exemplo de dedicação e sucesso. As suas conquistas ao serviço da Seleção Nacional de Futsal revelam a sua capacidade de liderança, de superação e de motivação. É, por isso, uma figura que deve inspirar toda a nossa academia e é justo que o Jorge Braz possa colocar no seu currículo este prestigiante título honorífico da UTAD”, afirma o reitor Emídio Gomes.
Foi graças a Jorge Braz que a equipa da Associação Académica da UTAD venceu, pela primeira vez, o Campeonato Nacional Universitário de futsal masculino, na temporada 2001/02. Fora das linhas da quadra, Jorge Braz procurou ensinar, no Departamento de Desporto da academia transmontana, as técnicas e as táticas da sua modalidade de eleição.
“Além do seu contributo, prestígio e engrandecimento do futsal, Jorge Braz destacou-se também pela forte intervenção desta área na investigação da UTAD, onde iniciou o seu percurso profissional neste domínio”, lembra o reitor da UTAD.
Aos 50 anos, Jorge Braz receberá o título de Doutor Honoris Causa pela UTAD, juntando-se a Fernando Santos, atual Selecionador Nacional de Futebol, que foi distinguido em 2016.