domingo. 25.02.2024

O Projeto Lítio do Barroso, promovido pela Savannah, apresenta uma concepção inovadora na indústria de produção mineral portuguesa, e é isto que fará dele um projeto de referência, ajudando a colocar a região de Boticas finalmente numa posição privilegiada, como área de referência na cadeia de valor das baterias de lítio.

A Savannah tem feito uma aposta enorme em distinguir-se daquele que tem sido o legado deixado no passado pelas operações antigas. Os tempos mudaram e com isto as exigências sociais e ambientais são outras. É com o olhar posto num futuro próspero para a região da qual o Lítio do Barroso faz parte, Boticas, que a Savannah desenvolveu um inovador plano de partilha de benefícios, cuja proposta está a ser apresentada e discutida com as comunidades e autoridades locais.

Com um conceito responsável e inovador, o Lítio do Barroso coloca as pessoas e o ambiente em primeiro lugar, assumindo os impactes industriais decorrentes da sua operação, mas observando-os proactivamente e criando alternativas viáveis para os mitigar, minimizar ou eliminar, que estão hoje ao alcance das empresas, através dos avanços da ciência.

Prova deste compromisso assumido pela Savannah, é o contínuo trabalho desenvolvido na pesquisa e desenvolvimento de parcerias que tornem possível que a pegada ecológica do Projeto Lítio do Barroso seja reduzido de forma a conseguir atingir a neutralidade carbónica. O plano de Descarbonização, que está a ser desenvolvido pela Ecoprogresso, uma empresa portuguesa do Grupo Quadrante, e o seu reforço com parceria com a ABB, empresa líder mundial em tecnologia, para o controlo de produção, as soluções de processamento do lítio e as operações tecnologicamente inovadores, garantem à Savannah uma produção mineral ambientalmente responsável. Este acordo com a ABB irá futuramente possibilitar um trabalho no sentido da electrificação, automação e soluções digitais para a operação do Projeto Lítio do Barroso.

Estratégia de Descarbonização

A Savannah conta já com um investimento de cerca de €35 milhões de euros no Projeto Lítio do Barroso, o que representa um investimento em Portugal e na região de Boticas. Com um investimento previsto de mais €110 milhões de euros, a Savannah compromete-se a desenvolver um projeto que trará benefícios reais para uma região que necessita de mais pessoas, mais negócio, mais emprego. O Projeto Lítio do Barroso será com certeza um marco importante na vida dos Botiquenses, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e a promoção das suas tradições, trazendo uma nova realidade e prosperidade ao município.

A Savannah desenvolveu também um Website actualizado, disponível em português e inglês, onde num só lugar pode ter acesso a toda as informações da empresa e do projeto, candidatar-se a futuras vagas de emprego para um novo desafio profissional ou simplesmente contactar-nos para qualquer esclarecimento.

Convidamo-lo a visitar: www.savannahresources.com/pt

PUBLIREPORTAGEM | Lítio do Barroso com "benefícios reais" para as pessoas e para a região