
A sede da Eurocidade Chaves-Verín, AECT, acolheu hoje a apresentação do projeto Erasmus +: Jovens Embaixadores Digitais das PMEs no âmbito da jornada "2022: Ano Europeu da Juventude". Este é o primeiro projeto Erasmus+ da Eurocidade que traduz as necessidades da população em relação à digitalização.
O projeto tem como parceiros a Associação de Desenvolvimento da Região do Alto Tâmega (ADRAT) e a Fundação Galiza Europa (FGE) apresentando como objetivo principal a abordagem à transformação digital através do desenvolvimento de habilidades digitais e respetiva formação.
Durante a primeira parte desta jornada foram apresentados programas, iniciativas, ferramentas ou atividades da UE dirigidas aos jovens ou entidades sobre juventude e empreendedores. Esta sessão contou com vários jovens oradores, provenientes de dentro e fora do território da Eurocidade, que explicaram as suas experiências e o apoio das entidades que representam estes programas e que promovem os benefícios e oportunidades que existem para a juventude.
Na segunda parte do evento foi apresentado oficialmente o projeto “Jovens Embaixadores Digitais para PMEs”. Estiveram presentes o presidente e o secretário da Eurocidade Chaves-Verín, AECT, Nuno Vaz e Diego Lourenzo, respetivamente, o secretário-geral da ADRAT, António Machado, e o diretor da Fundação Galiza Europa, Jesús Gamallo Aller.
Destacou-se nos discursos dos representantes a importância e o significado deste projeto Erasmus +. A ADRAT representa o trabalho com o setor empresarial, a Fundação Galicia Europa o trabalho com a juventude e assuntos europeus e a Eurocidade de Chaves-Verín contribui com a perspetiva de cooperação transfronteiriça que reúne, também, todas estas áreas.
Um dos principais objetivos é apelar aos jovens para a participação neste projeto sendo uma das formas de se tornarem verdadeiros motores de revitalização do território, pois são o futuro de um território sem fronteiras como a Eurocidade. O projeto terá como fase seguinte outras atividades, em julho e setembro, sobre a Europa e a juventude. Destacou-se a coincidência deste projeto com o Ano Europeu da Juventude e da importância dos jovens nas mudanças do futuro.
A celebração terminou com os discursos do diretor da Agência Nacional Erasmus + Juventude em Ação, Luís Alves, o representante do IPDJ em Vila Real, Maximiliano Pinto, e a diretora-geral da Juventude, Participação e Voluntariado da Junta da Galiza, Cristina Pichel.
Finalizada a apresentação teve lugar um almoço de networking onde se puderam trocar ideias e partilhar oportunidades. Este evento, de formato híbrido, ocorreu presencialmente e online tendo sido, também, partilhado no Facebook da Eurocidade Chaves-Verín, AECT.
Jovens Embaixadores Digitais para PME’s (Digital Youth Ambassadors for SMEs-DYAS) é um projeto aprovado e financiado pela Agência Nacional Portuguesa Erasmus+ JA. Erasmus+ (2021-2027). É o programa da Comissão Europeia nas áreas da Educação, Formação, Juventude e Desporto, que promove a inclusão social, as transições verdes e digitais e a participação dos jovens na vida democrática.