sexta-feira. 01.12.2023

O Conselho de Administração do Acordo Parcial Alargado sobre Rotas Culturais do Conselho da Europa (EPA) renovou a certificação de doze Itinerários Culturais do Conselho da Europa, nomeadamente a Rota Europeia das Cidades Termais Históricas, em avaliação regular no âmbito do ciclo de certificação 2021-2022.

A Rota Europeia das Cidades Termais Históricas, aprovada em 2010, da qual a Eurocidade Chaves-Verín faz parte, reiterou a sua certificação. Sendo uma rota comum a todos os membros da Associação Europeia de Cidades Termais Históricas (EHTTA), foi novamente certificada por mais três anos. Esta decisão foi tomada após a visita in situ à Eurocidade Chaves-Verín e a São Pedro do Sul, locais escolhidos pelo avaliador do Conselho da Europa.

No relatório de avaliação sobre a Rota Europeia das Cidades Termais Históricas, realizada por uma especialista designada pelo Conselho da Europa, destaca-se a Rota Termal e da Água como exemplo de boa prática. Para além deste produto turístico, no relatório, também são destacados a ecovia transfronteiriça do Tâmega e o Caminho do contrabando. As aplicações da geotermia, no bairro sul da Eurocidade, nos sistemas de aquecimento de edifícios também são motivo de realce no documento.

Este itinerário está a ser divulgado através de uma campanha em coordenação com a ETC (European Travel Commission) e a EHTTA (página da campanha: https://thermaltravels.com/). O percurso será promovido no Congresso de Termalismo de Ourense, aprovado pela Organização Mundial de Turismo.

Além destas campanhas e eventos, a Eurocidade também integra o portal web Visit Europe entre os destinos termais históricos.

O primeiro itinerário europeu aprovado foi o Caminho de Santiago em 1987. Existem na totalidade 45 itinerários culturais europeus aprovados (dados de 2021).

NOTÍCIAS EUROCIDADE | Eurocidade Chaves-Verín destino cultural do Conselho da Europa...