domingo. 05.02.2023
Cartaz promocional do projeto.
Cartaz promocional do projeto.

O Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Eurocidade Chaves-Verín recebeu a aprovação do projeto Rural Youth of Europe (Juventude Rural da Europa) – RUYOU, que conta com uma subvenção total de 192.340€ e engloba sete parceiros.

Este projeto tem como objetivo permitir que jovens, especialistas e líderes de opinião possam analisar o futuro da juventude rural europeia, no Ano Europeu da Juventude, de forma a projetar, facilitar, informar e refletir sobre a juventude em âmbito rural após a pandemia Covid-19.

Trata-se de um projeto de educação não formal com processos inovadores de formação e dinâmicas de grupo. O projeto irá melhorar as habilidades dos jovens, protagonistas deste programa, através do contacto com especialistas e formadores, que terão a oportunidade de partilhar diferentes pontos de vista e experiências, aprendendo uns com os outros sobre a vida em áreas rurais de diferentes países europeus.

Através destes métodos, os participantes irão aumentar as suas competências sociais e culturais de forma a incentivar a participação cidadã, especialmente dos jovens que não têm acesso a projetos ou programas europeus.

Esta troca de conhecimentos e opiniões terá um impacto socioeconómico significativo, uma vez que os jovens aplicarão o que aprenderam quando regressarem aos seus países de origem, podendo contribuir na luta contra o despovoamento das zonas rurais, modernizando e aumentando o nível de jovens empreendedores, bem como o uso de novas tecnologias e métodos de educação não formal.

O Rural Youth of Europe (RUYOU) conta com uma subvenção total de 192.340€ e engloba sete parceiros. Além da Eurocidade, fazem parte as seguintes entidades: Associação Amigos para o Cuidado e Integração de Pessoas Com Deficiência Intelectual Autismo Parálise - Danos Cerebrais e Famílias (Chefe de fila - Espanha); Fundação Galiza Europa (Espanha); Associação Lug Open Factory (Espanha); Universitatea Aurel Vlaicu Din Arad (Roménia); Regional Council Northern Region (Malta); e Câmara Oficial de Comércio, Indústria, Serviços e Navegação de Santiago de Compostela (Espanha).

Este projeto foi aprovado no âmbito do programa europeu CERV - Cidadãos, Igualdade, Direitos e Valores.

NOTÍCIAS EUROCIDADE | Eurocidade garante financiamento europeu para evitar o...
Comentários