quinta-feira. 28.03.2024

Tem lugar a 14 de dezembro, pelas 11h30, na Pousada de S. Teotónio, em Valença, a assinatura do memorando de entendimento do “112 Transfronteiriço”, que prevê a criação do primeiro serviço de emergência médica interregional entre Portugal e Espanha, mais concretamente entre o Norte e a Galiza. O projeto-piloto envolve o INEM e a sua instituição homóloga galega, a AXEGA.

"O memorando de entendimento visa estabelecer as bases e os critérios sobre os quais se realiza a prestação de cuidados de saúde transfronteiriços em caso de urgência médica e assim facilitar a assistência no território escolhido pelo utente, se as suas necessidades de saúde e os critérios médicos o permitirem", explica a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N).

Na sessão estarão presentes o Presidente da CCDR-N, António Cunha, a Secretária de Estado da Promoção da Saúde, Margarida Tavares, a Secretária de Estado do Desenvolvimento Regional, Isabel Ferreira, o Presidente do INEM, Luís Meira, o Diretor-geral para as Relações Externas e com a União Europeia da Xunta de Galicia, Jesus Gamallo, e o Conselleiro de Sanidad da Xunta de Galicia, Julio García Comesaña.

Projeto “112 Transfronteiriço” do Norte de Portugal e Galiza formalizado quarta-feira...