
Um homem de 65 anos foi detido na sexta-feira passada pelo crime de dano contra a natureza em Montalegre. O suspeito recorria a meios de caça proibidos para caçar animais de espécie protegida.
Em comunicado, o Comando Territorial de Vila Real da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Núcleo de Investigação de Crimes e Contraordenações Ambientais (NICCOA) de Vila Real, explicou que a detenção aconteceu na sequência de uma investigação que decorria há cerca de um ano.
De acordo com aquela autoridade, “o suspeito recorria a meios de caça proibidos para caçar animais de espécie protegida”.
Os elementos do NICCOA realizaram diligências policiais que culminaram com o cumprimento de dois mandados de busca, uma domiciliária e uma em veículo, resultando na apreensão de uma caçadeira, 2 cartuchos, seis laços em cabo de aço, dois rolos de cabo de aço, uma armadilha em ferro com sistema de alavanca e uma lanterna.
O detido foi constituído arguido e os factos foram remetidos para o Tribunal Judicial de Montalegre.
A GNR, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção ambiental e dos animais, podendo ser utilizada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520) que funciona em permanência para a denúncia de infrações ou esclarecimento de dúvidas.