sexta-feira. 01.12.2023

O município de Montalegre, através de candidaturas no âmbito dos Fundos Europeus Estruturais e de Investimento (FEEI), realizou diversos investimentos no concelho, entre eles nos estabelecimentos escolares com a requalificação de escolas.

A autarquia desenvolveu ainda vários projetos de combate ao insucesso escolar, através da implementação do Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar. Este Plano incluiu uma equipa multidisciplinar, constituída por uma assistente social, uma psicóloga e uma terapeuta da fala, ações de enriquecimento curricular e o projeto Montalegre "Uma Ideia da Natureza - Ambiente e Património". Estes investimentos foram financiados pelo Norte 2020.

Na Escola Básica n.º1/JI de Salto houve a requalificação de todo o equipamento, sendo que o espaço na zona posterior do edifício foi aproveitado para a reformulação das instalações sanitárias e a criação de um salão polivalente.

Neste sentido, foi fomentada a qualidade e o conforto térmico, tendo em atenção a eficiência energética, renovação do sistema de aquecimento e adequação e potenciação da iluminação. Foi construído um anexo destinado aos equipamentos de climatização e ventilação e foram criadas condições para pessoas com mobilidade condicionada.

A requalificação da Escola EB2,3/S do Baixo Barroso teve como objetivo a substituição de todas as caixilharias e janelas exteriores para a melhoria da sua eficiência energética e aumento do conforto térmico.

A requalificação da Escola EB2,3/S Dr. Bento da Cruz consistiu na beneficiação geral do conjunto, reparando deficiências, danos físicos e patologias construtivas e ambientais decorrentes da antiguidade da escola.

Houve ainda lugar à beneficiação de todos os espaços interiores e à reorganização dos destinados à Direção ou aos professores, bem como dos pavimentos, renovação das instalações sanitárias, restauro do pavimento do anfiteatro e adequação e potenciação da iluminação. 

Combate ao insucesso escolar

Para combater o insucesso escolar, o município promoveu acompanhamento sociopsicológico mais próximo dos alunos que apresentavam problemas de integração, comportamentais ou outros.

Foram desenvolvidas ações comunitárias destinadas a prevenir a fuga à escolaridade obrigatória, ao abandono precoce e ao absentismo e ações de informação e sensibilização dos pais, encarregados de educação e da comunidade em geral, relativamente às condicionantes socioeconómicas e culturais do desenvolvimento e da aprendizagem.

Com a terapia da fala, foi possível dar apoio aos alunos no seu processo de desenvolvimento pessoal e promoveram-se as competências linguísticas e comunicativas.

Por sua vez, o projeto "Enriquecimento Curricular" contribuiu para a inclusão educativa e social das crianças e jovens. Este projeto teve como objetivo estimular o desenvolvimento da criatividade e das expressões através de ações orientadas para a formação integral e realização pessoal dos estudantes.

Ainda nesta perspetiva, promoveram-se atividades educativas, de lazer e de promoção da saúde nas componentes ligadas ao património natural e à promoção de hábitos saudáveis de vida, bem como nas componentes ligadas ao património cultural e à promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável.

NOTÍCIAS MONTALEGRE | Autarquia requalifica escolas do concelho [com vídeo]