domingo. 05.02.2023
Planalto da Mourela pintado de branco. | FOTOS: CM Montalegre.
Planalto da Mourela pintado de branco. | FOTOS: CM Montalegre.

As zonas mais altas do concelho de Montalegre acordaram esta manhã pintadas de branco devido à queda de neve.

No planalto da Mourela, entre Pitões das Júnias e Tourém, a neve caiu com alguma intensidade durante esta madrugada. Na zona das touças, entre Meixedo e Cepeda, há também registo de queda de neve, assim como na serra do Larouco onde tem havido “grande afluência” de visitantes, sobretudo da vizinha Galiza que têm aproveitado para praticar todo-o-terreno naquele que é o terceiro ponto mais alto de Portugal Continental, atingindo os 1.525 metros no ponto mais alto da serra.

O segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Montalegre, Miguel Monteiro, disse hoje que até ao momento as estradas estão transitáveis e as escolas abertas. Os bombeiros estão no terreno de prevenção e a espalhar sal nas zonas mais afetadas pela neve.

Em Pitões das Júnias temos lá um veículo e na zona das touças, que são os dois sítios mais problemáticos habitualmente. Também no Larouco andamos com um veículo para a limpeza das estradas”, referiu.

O concelho está todo transitável, não havendo qualquer tipo de ocorrência”, acrescentou.

Bombeiros com ações preventivas

Em Salto a neve também cobriu de branco os pontos mais alto desta vila barrosã. Hernâni Carvalho, comandante dos Bombeiros Voluntários de Salto (BVS), adiantou que os bombeiros têm estado com ações de prevenção e a espalhar sal-gema em algumas vias para evitar a formação de gelo.

Estamos com o dispositivo em prontidão para o caso de as condições piorarem, estando neste momento tudo a funcionar dentro da normalidade”, revelou.

Nesta freguesia do concelho de Montalegre as zonas mais afetadas pela queda de neve são a estrada que liga Salto ao concelho de Boticas.

Temperaturas vão continuar a descer 

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê para as 15h agravamento das condições meteorológicas, com descida da temperatura, podendo vir a ocorrer novamente queda de neve.

Neste momento estamos a avaliar. Se até a essa hora começar a nevar com alguma intensidade as crianças das escolas serão levadas para casa”, esclareceu o responsável pelos bombeiros de Montalegre.

Hoje é o dia em que está prevista maior queda de neve, podendo atingir uma altura superior aos 10 centímetro, de acordo com o IPMA, que colocou o distrito de Vila Real em alerta amarelo até às 18h de amanhã.

O IPMA prevê queda de neve acima dos 800 metros, descendo a cota para os 500 metros, podendo haver formação de gelo devido a acumulação da neve. O vento vai soprar forte, com rajadas que em algumas regiões poderão atingir os 120 quilómetros por hora.

As baixas temperaturas dos últimos dias deve-se à chegada da depressão Fien.

O estado do tempo em Portugal continental será influenciado pela ação conjunta de um anticiclone localizado na região dos Açores e da depressão Fien, induzindo uma forte corrente de noroeste sobre o continente com o transporte de uma massa de ar polar marítimo”, descreve o IPMA, num comunicado publicado na sua página da Internet.

A temperatura irá descer significativamente entre esta terça e quinta-feira, com valores de temperatura mínima abaixo dos 5 graus Celsius, sendo entre -5 C a 0º no interior Norte e Centro e entre 5 C e 8ºC no litoral da região Sul.

Por causa do estado do tempo, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) pediu no sábado à população para que adote medidas preventivas para se defender da "descida significativa da temperatura", acompanhada de precipitação no Minho e Douro Litoral e neve nas terras altas.
 

NOTÍCIAS MONTALEGRE | Bombeiros em prontidão nos pontos mais altos do Barroso
Comentários