quarta-feira. 28.09.2022
"Entrudo Desafiadeiro" e "Lobos Te Comam" foram os dois jogos desenvolvidos

NOTÍCIAS MONTALEGRE | Projeto Ludamus Erasmus+: Património de Pitões das Júnias perpetuado em jogos online

Apresentação do projeto Ludamus Erasmus+ em Pitões das Júnias, Montalegre.
Apresentação do projeto Ludamus Erasmus+ em Pitões das Júnias, Montalegre.

"Entrudo Desafiadeiro" e "Lobos Te Comam" foram dois jogos desenvolvidos, no âmbito do projeto Ludamus Erasmus+, e que vão dar a conhecer, de forma pedagógica, o património natural e cultural de Pitões das Júnias.


A Associação Para o Desenvolvimento de Pitões das Júnias (APD Pitões) apresentou, na sede da junta de freguesia, o projeto Ludamus Erasmus+. Ludamus é uma associação que tem como missão desenvolver e renovar mecanismos e técnicas para a promoção do património cultural europeu entre a sociedade com o objetivo de capacitar trabalhadores de contextos sociais, culturais e institucionais diversos no aproveitamento das estratégias lúdicas.

A criação de uma filosofia e estratégias próprias de investigação social, a educação não formal, o desenho de jogos e técnicas de experiência de utilizador, como ativos inovadores na difusão do património cultural, como complemento às estratégias de proteção e exibição amplamente divulgadas são alguns dos objetivos desta associação.

Na apresentação do projeto esteve a vereadora da Educação da Câmara de Montalegre, Fátima Fernandes, que sublinhou a importância do projeto para a congregação das pessoas “criando sinergias” com "entidades parceiras, também elas com grande importância”.

Ao ser associado o Carnaval, tão típico e com tantas manifestações culturais, revelamos um património imaterial de uma riqueza notável”, referiu a vereadora, garantindo que os projetos serão apresentados em breve ao Agrupamento de Escolas Dr. Bento da Cruz com o objetivo de serem implementados junto dos alunos.

Lúcia Jorge, presidente da Junta de Freguesia de Pitões das Júnias, lembrou o trabalho realizado que obrigou a adquirir “o máximo conhecimento” sobre o que era o Entrudo de Pitões das Júnias.

Tivemos que ir ter com as pessoas, trabalhar em conjunto. Depois foi pensar a estratégia e a mecânica do jogo que consiste em dar a conhecer o nosso património ligado ao Entrudo”, contou a responsável.

O projeto está disponível online, com o nome do projeto, onde pode ser encontrado todo o trabalho desenvolvido e toda a pesquisa realizada, a metodologia utilizada e os jogos em si onde podem ser descarregados gratuitamente.

NOTÍCIAS MONTALEGRE | Projeto Ludamus Erasmus+: Património de Pitões das Júnias...
Comentários