
Presidente de Valpaços, comandantes da GNR de Valpaços e de Carrazedo de Montenegro e presidentes das juntas de freguesia onde predomina o cultivo da castanha traçam estratégias para prevenir os furtos de castanha registados nos últimos anos.
O autarca valpacense, Amílcar Almeida, realçou durante o encontro o papel fundamental das forças de autoridade, bem como dos representantes de juntas de freguesia neste combate, realçando a necessidade de ir ao encontro das preocupações dos agricultores, com “um controlo mais apertado”.
“Infelizmente, tem-se verificado um aumento de furtos de castanha na região, o que representa uma quebra significativa no rendimento de muitos produtores locais, parte essencial da economia do concelho”, reafirmou.
A operação de reforço à fiscalização já se encontra em curso e a GNR apela à denúncia de situações que possam pôr em causa a colheita deste ano. É necessário que sejam denunciados todos aqueles que atentem ao património alheio, sendo a denúncia um fator dissuasor, que tem vindo a mostrar-se positivo, sublinha a autarquia.
Amílcar Almeida lembrou, ainda, a importância de ações desta envergadura, para que se possa agir em conformidade e punir quem procura prejudicar os produtores locais.
A Feira da Castanha Judia está de volta a Carrazedo de Montenegro, de 4 a 6 de novembro, tendo a castanha como principal motor do evento.