
Dois homens, com idades entre os 49 e os 61 anos, foram detidos por caçarem com recurso a meios proibidos e antes do nascer do sol no concelho de Valpaços.
A detenção aconteceu no “decorrer de uma ação de fiscalização ao exercício do ato venatório para prevenção e deteção de situações ilícitas”, refere o Comando Territorial de Vila Real.
Durante a operação os elementos da estrutura SEPNA “detetaram que um dos suspeitos estava a caçar com uma arma que comportava no interior do depósito quatro munições e uma na câmara, número não permitido para o exercício da caça, uma vez que a arma de caça apenas pode comportar três munições no total”, levando à sua detenção, explica a aquela autoridade.
O outro homem estava a caçar com uma arma de fogo, utilizando o processo de “espera a caça menor”, antes do nascer do sol, sendo que para este processo, a “caça só pode ser exercida no período que decorre entre o nascer e o pôr do sol, motivando a sua detenção em flagrante”.
Os militares da Guarda Nacional Republicana (GNR) apreenderam ainda duas caçadeiras e 154 cartuchos.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos comunicados ao Tribunal Judicial de Valpaços.
A operação foi realizada através da Secção de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), dos Núcleos de Proteção Ambiental (NPA) de Chaves, Peso da Régua e Vila Real e Equipa de Proteção Florestal (EPF) de Vila Real.