domingo. 05.02.2023
Santa Casa da Misericórdia de Valpaços.
Santa Casa da Misericórdia de Valpaços.

Complexo Residencial do Pinheiro Manso – Habitação Colaborativa” é o nome do novo espaço que vai nascer junto à Estrutura Residencial Maria Ribeiro & Ricardo Mourão, em Valpaços, para “modernizar, capacitar e alargar a rede de apoio social” da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços.

Com um investimento de mais de um milhão de euros, candidatura aprovada através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), para a “Medida – Nova Geração de Equipamentos e Respostas Sociais”, o complexo residencial será construído num terreno com aproximadamente 7.102 metros quadrados.

A área de implantação dos edifícios é de 1.590,05 metros quadrados e integra novas respostas sociais de caráter residencial, com tipologias diferenciadas e inovadoras, que assentam num modelo de habitação colaborativa e comunitária, organizada em três módulos habitacionais independentes, com cinco moradias em banda T0, 16 de tipologia T1 e duas T2, para um total de 46 residentes.

De acordo com a Santa Casa da Misericórdia de Valpaços, as moradias dispõem de áreas e espaços de utilização comum, e de serviços de apoio partilhados e subsidiários, promotores de interação e inclusão social dos seus residentes.

O investimento público aprovado, através do PRR é de 1.151.742.00 €, sendo da responsabilidade da Santa Casa da Misericórdia de Valpaços o pagamento de 25.908.00 €.

O prazo de execução do Complexo Habitacional do Pinheiro Manso é de dois anos, prevendo-se estar concluído em 2024.

Com este novo equipamento social de nova geração a Misericórdia de Valpaços assume uma posição pioneira no país no sentido de “prolongar a autonomia e a vida independente, prevenindo o isolamento social e/ou solidão, bem como evitando ou adiando o ingresso em estrutura residencial coletiva”.

NOTÍCIAS VALPAÇOS | Misericórdia aposta na construção de um complexo residencial de...
Comentários