
O município de Vila Pouca de Aguiar anunciou hoje no arranque novo ano letivo algumas medidas de apoio aos alunos, entre as quais, o investimento de 300 mil euros no transporte dos estudantes do secundário com escalão e a garantia do serviço de refeições e de prolongamento de horário em todos os estabelecimentos de ensino do concelho.
A sessão, que marcou hoje o arranque do próximo ano letivo em Vila Pouca de Aguiar, contou com uma homenagem aos colaboradores aposentados no ano letivo anterior. O novo diretor do Agrupamento de Escolas, Paulo Pimenta, lembrou na sessão que o alunos são o “foco principal” do trabalho de toda a comunidade escolar.
Já Alberto Machado, presidente da autarquia, destacou os objetivos da estratégia municipal que têm como objetivo a sustentabilidade financeira, a territorialidade, a equidade social, a Educação, o crescimento verde, o desenvolvimento socioeconómico, a potencialização de recursos, o empreendedorismo, o apoio institucional de proximidade e diálogo na construção de um futuro coletivo.
Entre as medidas anunciadas para o novo ano letivo, o autarca de Vila Pouca de Aguiar destacou a entrega gratuita dos manuais de fichas escolares a 120 alunos do 1º ciclo do Ensino Básico com escalão e a atribuição de passes gratuitos até ao 10º ano e a isenção total/parcial a alunos do secundário com escalão.
Ao nível dos transportes ainda, o município vai investir 300 mil euros para transportar todos os alunos do concelho, todas as crianças do pré-escolar terão ensino de inglês, música e atividades físicas e desportivas e o serviço de refeições e de prolongamento de horário em todos os estabelecimentos de ensino.
A autarquia aguiarense vai também promover atividades de enriquecimento curricular a todos os alunos do 1º. ciclo, atividades de animação e apoio à família do pré-escolar e vai ainda promover apoio ao estudo, atividades pedagógicas e culturais junto dos mais pequenos.
O momento cultural, protagonizado por Maike Calvão, teve continuidade na visita guiada ao Centro Interpretativo Mineiro de Jales.