domingo. 05.02.2023
Decisão é justificada pelo o aumento generalizado dos preços e perda do poder de compra

NOTÍCIAS VILA POUCA DE AGUIAR | Tarifário municipal de água e saneamento não acompanha a inflação

A Câmara de Vila Pouca de Aguiar aprovou não aplicar 5,8% do índice da inflação ao tarifário de abastecimento público de água, saneamento e serviços auxiliares para o ano de 2023.

Segundo o despacho do presidente da Câmara, agora ratificado, considerando o aumento generalizado dos preços dos bens e serviços e consequente perda do poder de compra, na atual conjuntura, em que tudo aponta no sentido do agravamento do desemprego e das dificuldades sociais e económicas, é fundamental proteger as famílias, as instituições e as empresas, principalmente aquelas que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade.

O executivo considera que em tempos de dificuldade a Câmara tem que assegurar o apoio às pessoas ao não aplicar o aumento previsto superior a 5% de acordo com a inflação.

O Regulamento Municipal de Abastecimento de Água e de Drenagem de Águas Residuais do Município de Vila Pouca de Aguiar estipula que o valor das tarifas é automaticamente atualizado, anualmente, de acordo com o índice de inflação fixado pelo Governo, sendo que o coeficiente a aplicar para o ano de 2023 é de 5,8%. Contudo, devido a “circunstâncias excecionais”, esse aumento fica sem efeito.

NOTÍCIAS VILA POUCA DE AGUIAR | Tarifário municipal de água e saneamento não acompanha...
Comentários