quarta-feira. 28.09.2022

Evento

AGENDA | Chaves junta-se à iniciativa “Combina e Move-te!” na Semana Europeia da Mobilidade

16/09/22 para 22/09/22
Município de Chaves
Cartaz promocional da Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro.
Cartaz promocional da Semana Europeia da Mobilidade, de 16 a 22 de setembro.

O Município de Chaves volta a associar-se à "Semana Europeia da Mobilidade" e ao "Dia Europeu Sem Carros”, iniciativas promovidas pela Comissão Europeia, que decorrerão um pouco por toda a Europa.

Como tema central inspirador do programa “Melhores ligações!”, pretende-se fomentar sinergias entre pessoas e lugares que ofereçam o seu conhecimento, criatividade e dedicação para aumentar a consciência sobre a mobilidade sustentável e promover mudanças comportamentais.
 

 

Este ano sob o lema “Combina e Move-te!”, cidades e vilas são encorajadas a promoverem e implementarem alternativas de transporte sustentáveis, desafiando os cidadãos a encontrarem outras opções de transporte mais amigas do ambiente e consequentemente da saúde.

Com foco na multimodalidade, no setor dos transportes, privilegiam-se soluções mais eficientes que ajudem a aliviar a pressão do congestionamento de tráfego, tornem o setor mais ecológico e impulsionem a segurança dos meios.

A Semana Europeia da Mobilidade celebra a resiliência dos municípios europeus e as suas conquistas, tentando, ao mesmo tempo, manter a tendência de aumento da mobilidade ativa e redução de emissões de dióxido de carbono.

 

Na 23ª edição do Dia Europeu sem Carros, dia 22 de setembro, a cidade flaviense disponibilizará trotinetes elétricas, no Largo General Silveira e Rua de Santo António, proporcionando uma locomoção citadina mais saudável.
 

O Programa municipal deste ano contempla ações dirigidas a todos os flavienses, destacando-se:

Dia 16 de setembro | “Viagens Musicadas”, animação musical no interior dos Transportes Urbanos de Chaves, linha 1;

Dia 17 e 18 de setembro | “À Descoberta da História de Aquae Flaviae”, caminhada turística guiada. Ponto de encontro: Termas de Chaves. Não é necessário pré-inscrição.

Dia 19 e 20 de setembro | “Segurança e Mobilidade Urbana nas Cidades”, palestra e minicircuito rodoviário, dinamizados pela PSP, em algumas escolas do concelho;

21 de setembro | ‘’Move-te pela tua Saúde’’, atividade promovida pela Escola Superior de Enfermagem da Cruz Vermelha Portuguesa – Alto Tâmega, no Largo General Silveira;

22 de setembro | “Melhores Ligações”, animação de rua e disponibilização de trotinetes elétricas, no Largo General Silveira e Rua de Santo António.

Comentários