quinta-feira. 28.03.2024

Evento

CONCERTO | Função Públika vai animar o Carnaval de Ourense

26/02/22 para 26/02/22
23:59
Calle Progreso, Ourense, Espanha

O grupo Função Públika vai estar logo à noite a animar o Carnaval de Ourense, em Espanha.

A banda portuguesa, que já é presença assídua no Carnaval da vizinha Galiza, vai levar até terras oureenses um espetáculo de entretenimento de cerca de 3 horas com muita música e efeitos luminosos.

Trata-se de “um momento muito importante” para os Função Públika depois de nestes dois últimos anos terem sido obrigados ao cancelamento de vários concertos por causa do aparecimento da pandemia.

“Os espetáculos têm sido muito poucos. Portanto, estamos muito contentes em voltar aos palcos. Estamos esperançados de que vai ser a abertura de uma época que se prevê com bastantes dificuldades, mas que acredito que será sempre muito mais positiva do que estes dois últimos anos”, disse Mário Teixeira, sócio-gerente da Trazmúsica, empresa de agenciamento da banda.

Além do mercado português, onde já é uma referência, o mercado espanhol tem sido outra das apostas do grupo, onde é várias vezes requisitado e acolhido com muito entusiasmo nas regiões da Galiza, Castela e Leão e Madrid.

“Em Espanha é considerada uma das bandas de maior dimensão. É uma banda que está muito bem posicionada e só não trabalhamos mais lá por falta de agenda”, sublinhou o mesmo responsável. Por ano, este grupo faz cerca de 150 espetáculos.

Mário Teixeira, sócio-gerente da Trazmúsica, empresa de agenciamento da banda Função Públika.
Mário Teixeira, sócio-gerente da Trazmúsica, empresa de agenciamento da banda Função Públika.

Na bagagem, a banda levará, logo à noite, vários covers em espanhol e outros temas em língua portuguesa, como fado e música popular.

Os Função Públika já contam com 32 anos ininterruptos de atuações, interrompidos apenas em 2020 com o aparecimento da covid-19. São mais de três décadas de “constante evolução, de muita inovação” e com um estatuto bastante respeitado pelo público. Mário Teixeira acredita que as características do projeto assentes na qualidade e autenticidade são a chave do sucesso da banda.

“É um bocado o espelho da nossa empresa, é isso que nos mantém vivos e nos dá alento para continuar. É um projeto que iremos fazer os possíveis para jamais deixar cair”, sublinhou.

A Trazmúsica é uma empresa nascida em Chaves de organização de espetáculos e de agenciamento de bandas, desenvolvendo ainda a sua atividade no fabrico e remodelação de palcos e aluguer de equipamento de eventos.

Além dos Função Públika, a Trazmúsica conta ainda com grupos muito conhecidos do panorama musical português, como é o caso dos Costa Verde, Cordosom, Graffitti, Norte FM, entre outros grandes nomes.

“Somos uma empresa muito forte no mercado nacional, muito bem cotada, e apesar destes dois anos de paragem os dados indicam que o mercado não se desligou de nós, estando a ter imensas marcações para espetáculos”.

Na Trazmúsica trabalhavam 54 pessoas antes da pandemia, sendo que a maioria ainda se mantém, segundo o mesmo responsável.

“A arte é o que nos tem mantido motivados e iremos continuar porque considero que faz muita falta à sociedade”.

A atuação dos Função Públika acontece a partir das 23h59 (hora espanhola), menos uma em Portugal, na Calle Progreso, Ourense, Espanha. Durante a tarde, ainda em terras oureenses, às 17h30 (hora espanhola) há animação carnavalesca com pequenos e graúdos a saírem à Plaza Mayor.