Evento
NOTICIAS VERÍN | Verin acolhe Ciclo de Cinema galego-português a partir de amanhã

O município de Verin acolhe, a partir de amanhã e até sábado, o 4º. Ciclo de Cinema Galego-Português “Mulheres, patrimónios, sociedade”, que contará com oito filmes que podem ser vistos na Sala de Eventos da Casa da Cultura.
Este ano, o ciclo dá destaque ao papel da mulher no “mundo da morte e da dor”, com uma forte carga patrimonial e social; um mundo que une muitos territórios rurais dos dois lados da fronteira, com características comuns, crenças ou ritos, mas também com algumas divergências.
Este ciclo pretende promover o “intercâmbio cultural entre a Galiza e Portugal”. Nos dias 27, 28 e 29 serão exibidos duas longas-metragens, uma em português e outra em galego. Após a exibição, haverá um debate com a participação dos diretores, representantes institucionais e público.
Os filmes que participam neste ciclo são os seguintes: "A menina que vía homes encadeados", Alicia López; "Arraigadas á terra", de Iris Justo; "Santa Baia de Montes", de Sabela Souto; "Barbas de baleia", de Mariana Bártolo; "Agua mole", de Alexandra Ramires (Xá) e Laura Gonçalves; "Em companhia da morte", de Vanesa Vilaverde, João Aveledo e Eduardo Maragoto; "Mate", de Pedro Noites; e "Negro púrpura", de Sabela Iglesias e Adriana P. Villanueva.
Os filmes são exibidos às 19h (hora espanhola) e a entrada é grátis, até atingir a lotação (75 lugares).
Este ciclo conta com a participação na sua organização do Conselho da Cultura Galega, do Conselho de Verín, da Universidade do Minho, do Centro de Estudos Galegos, do Instituto da Cooperação e da Língua e do Museu do Povo Galego, através do Centro Etnográfico Internacional.
O programa completo pode ser consultado aqui