O incêndio que deflagrou esta tarde na freguesia de Valdanta, perto da Quinta do Retiro, em Chaves, consumiu cerca de um hectare de zona florestal e terreno onde tinha cultivado centeio.
De acordo com Ricardo Rebelo, oficial de primeira dos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública (BVSP), a preocupação ”foi proteger as habitações”, embora não estivessem totalmente em risco, uma vez que “havia caminhos a delimitar”.
“Tentámos ainda que o campo de centeio não ardesse por completo, dado que é um bem para a família que o cultivou, mas infelizmente não conseguimos”, disse o responsável.
O vento fez com que o fogo alastrasse ao pinhal, mas dada a rápida intervenção dos bombeiros, através da delimitação da frente do incêndio foi possível controlar as chamas. O alerta foi dado por volta das 14h, estando já em fase de conclusão.
A origem do fogo é desconhecida.
No local estiveram quatro equipas, entre BVSP, Bombeiros Voluntários Flavienses (BVF), Guarda Nacional Republicana (GNR), apoiados por quatro viaturas, e um helicóptero, totalizando 29 elementos.